São Paulo - A Juventus dominou o Campeonato Italiano pelas últimas oito temporadas, mas poderá ver essa hegemonia chegar ao fim nesta temporada. Isso porque na última rodada, após tropeçar diante do Hellas Verona (derrota por 2 a 1), a Vecchia Signora viu a Internazionale assumir a ponta.
O time nerazzurri levou a melhor no clássico contra o Milan no Giuseppe Meazza, venceu de virada por 4 a 2, de forma espetacular, e chegou aos mesmos 54 pontos da Juventus. É verdade que ainda faltam 15 rodadas para o término da competição, mas motivos não faltam para que o torcedor da Juventus coloque as barbas de molho. O time perdeu duas das últimas três partidas, sendo a outra derrota para o Napoli, também por 2 a 1. Por outro lado, a Inter somou sete pontos no mesmo intervalo, e sustenta uma invencibilidade de 16 jogos. A última derrota foi justamente para a Juventus, no dia 6 de outubro – aliás, foi o único revés da Inter no campeonato.
A consistência faz da Inter de Milão uma ameaça direta à Juventus na luta pelo título que não vem há dez anos, na oportunidade sob comando do português José Mourinho. Desde então, a Internazionale conquistou no máximo um vice-campeonato (2010/2011), tendo ficado em quarto lugar nas últimas duas temporadas.
Outra força!
Há também a ameaça da Lazio, terceira colocada no Campeonato Italiano com 53 pontos – apenas um a menos que Inter e Juve. Correndo por fora na disputa, o time da capital, comandado por Simone Inzaghi, tem a maior sequência invicta da competição – são 18 jogos, sendo a última derrota para a Inter no dia 25 de setembro.
A Lazio venceu 14 desses 18 jogos, incluindo uma vitória sobre a Juventus por 3 a 1, e tem como grande trunfo o atacante Ciro Immobile, artilheiro do torneio com 25 gols, cinco a mais que o astro Cristiano Ronaldo.
O espírito vencedor e a carreira vitoriosa do “gajo” são o grande trunfo do time comandado pelo contestado técnico Maurizio Sarri. CR7 marcou quase 50% dos gols da equipe de Turim, e obviamente tem total confiança da torcida para conduzir a Juventus a seu nono título, que seria um recorde absoluto no país.
A Juventus ainda precisa dividir atenções com a Liga dos Campeões. Classificada às oitavas de final, a Vecchia Signora inicia sua caminhada rumo ao terceiro título da Champions contra o Lyon, no dia 26 de fevereiro.
A sorte está lançada no Campeonato Italiano, com três times separados por apenas um ponto – e dois bons concorrentes a tirar o título da Juventus após oito anos de total domínio do time de Turim: um de Milão, outro de Roma. Só uma cidade vai sorrir no final.