São Paulo - Joinville e Ponte Preta farão a "final" da Série B do Campeonato Brasileiro, neste sábado, às 16h20, no interior de Santa Catarina. Os dois melhores clubes do segundo escalão nacional se destacam nas estatísticas individuais e também mostram que são opostos dentro de campo, como revelará o Sr. Goool nesta sexta-feira.
As diferenças entre catarinenses e paulistas são visíveis na classificação da Série B. O Joinville, por exemplo, é o maior vencedor da competição com 20 vitórias - uma a mais do que a Macaca. A Ponte Preta, por outro lado, é o clube que menos perdeu - cinco vezes -, contra oito do JEC. (Confira a página exclusiva do Joinville no Sr. Goool!)Já o sistema defensivo dos catarinenses é melhor do que o apresentado pela Ponte Preta. O Joinville levou 29 gols, dois a menos do que os paulistas. A Macaca, por outro lado, tem o melhor ataque 57 gols, sete a mais do que os tricolores. As diferenças não param por ai. (Confira a página exclusiva da Ponte Preta no Sr. Goool!)
Como o Sr. Goool mostrou nesta sexta-feira, o Joinville tem a melhor campanha como mandante da Série B. Em 17 jogos, o JEC anotou 42 pontos, seis a mais do que a Ponte Preta. Enquanto isso, o clube de Campinas tem a melhor campanha como visitante. Também em 17 jogos fora de casa, a Ponte Preta anotou 31 pontos, sete a mais do que os catarinenses.
A Macaca voltará para a Série A um ano após o rebaixamento. O Joinville, por sua vez, não disputa a elite há quase três décadas. Mas o JEC já foi campeão nacional. Em 2011, o Joinville faturou o título da Série C. A Ponte Preta, por sua vez, buscará sua primeira grande conquista em 114 anos de história.Outro passo...
Apesar de tantas diferenças, Joinville e Ponte Preta têm o mesmo objetivo após o acesso: ser campeão da Série B. E de acordo com o levantamento do Sr. Goool, todos os clubes que fecharam a 35ª rodada na liderança dos pontos corridos, foram campeões do segundo escalão nacional.
Em 17 jogos fora de casa, Ponte Preta anotou 31 dos seus 67 pontos no segundo escalão nacional
Leia a notícia completaEm três oportunidades ocorreram mudanças nas últimas três rodadas, mas apenas em relação ao vice-campeão. Em 2007, a Portuguesa perdeu o vice para o Ipatinga. No ano seguinte, o Avaí deu bobeira e foi ultrapassado pelo Santo André. Por fim, o Criciúma superou o Vitória e ficou com o vice-campeonato na Série B 2012.
Hoje, a Ponte Preta lidera a Série B com 67 pontos, um a mais do que o vice-líder Joinville. A dupla já conquistou o acesso para a Série A.
Confira a diferença entre líder e vice-líder na 35ª rodada da Série B:
2006
Atlético Mineiro - 61
Sport - 60
2007
Coritiba - 63
Portuguesa - 59
2008
Corinthians - 79
Avaí - 66
2009
Vasco - 73
Guarani - 65
2010
Coritiba - 67
Figueirense - 63
2011
Portuguesa - 72
Náutico - 62
2012
Goiás - 71
Vitória - 69
2013
Palmeiras - 73
Chapecoense - 65