Rio Grande do Sul - Dizem, por causa do critério de desempate, que é melhor somar três pontos com uma vitória do que com três empates. Mas o Juventude não é adepto do tudo ou nada. O clube de Caxias de Sul é o recordista de empates no Campeonato Gaúcho 2013.
Dos seis jogos disputados até agora, o Juventude ostenta cinco empates e apenas um triunfo no Grupo B. Apesar dos ditados populares, o clube alviverde está na zona de classificação, no quarto lugar com oito pontos. Juventude e Novo Hamburgo foram os únicos clubes a duelarem na terceira rodada.Essa partida aconteceu no sábado e todos os jogos do domingo, por causa da tragédia de Santa Maria, foram cancelados. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) remarcou as partidas da terceira rodada para a quarta-feira de cinzas. E mesmo nesta rodada, o Juventude não saiu do empate sem gols com o Novo Hamburgo, fora de casa.
A sina de empates começou logo na estreia quando ficou no 1 a 1 com o Lajeadense, no Estádio Alfredo Jaconni, em Caxias do Sul. Pelo mesmo placar, o Juv empatou com o Passo Fundo, fora de casa. A primeira vitória veio apenas na quarta rodada, quando bateu o Pelotas, por 1 a 0, diante de sua torcida.
Mas nas últimas duas rodadas, dois empates. No final de semana, o Juventude voltou a empatar, por 1 a 1, com o rival Caxias. E na quarta-feira, o clube não saiu do insosso 0 a 0 com o Cruzeiro, fora de casa. Sem correr tantos riscos, o Juventude é o único clube invicto do Grupo B. Apenas Juv, Caxias e Lajeadense - ambos do Grupo A - ainda não perderam no Gauchão.
No geral, o Estadual do Rio Grande do Sul apresenta média de 2,05 tentos por partida
Leia a notícia completaSem fundo!
Clube tradicional do Estado do Rio Grande do Sul e até do futebol brasileiro, o Juventude está em queda desde 2010, quando foi rebaixado para a Série D do Campeonato Brasileiro. Mas nem sempre a Papada - como é conhecida sua torcida - viveu cabisbaixa.
O Juventude foi campeão da Série B, em 1994, e tem muito orgulho do título da Copa do Brasil de 1999. Neste ano, porém, apenas Juventude e Paulista - entre os campeões - não estarão na Copa BR. Antes, em 1998, o clube alviverde ainda faturou o Campeonato Gaúcho - seu último título estadual.