São Paulo - A edição 2016 da Libertadores já conta com cinco clubes classificados às oitavas de final e outros seis eliminados. O primeiro a avançar de fase foi o Atlético Nacional. O clube colombiano, por sinal, é o único que ostenta aproveitamento de 100%. O Atlético venceu todos os seus quatro jogos no Grupo 4.
O Pumas, por sua vez, avançou no Grupo 7 ao lado do venezuelano Deportivo Táchira. Os rivais brigarão apenas pela liderança do grupo. Por fim, no Grupo 2 - o mesmo do Palmeiras -, o Nacional foi o primeiro a se garantir no mata-mata. O clube uruguaio se classificou com um simples empate ante o River Plate, também do Uruguai.
Se cinco das 16 vagas das oitavas estão preenchidas, a Libertadores também contabiliza seis clubes eliminados. Destaque negativo para o Olímpia. Três vezes campeão, o clube paraguaio amarga a lanterna do Grupo 7. Neste mesmo grupo, o Emelec foi outro que rodou mais cedo. Há ainda eliminados no Grupo 1 (Trujillanos-VEN), Grupo 2 (River Plate-URU), Grupo 5 (Melgar-PER) e Grupo 8 (Cobresal-CHI).
Campeões!
A Argentina, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.
Chape supera até o atual campeão brasileiro Corinthians; Lanterna também tem clube de Santa Catarina
Leia a notícia completaRegulamento:
Com 32 clubes, a segunda fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final.
MATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão.
Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.