São Paulo - A Libertadores 2019 começará nesta terça-feira. Os jogos de ida da Primeira Fase também serão realizados na quarta-feira. Entre os seis clubes, apenas um já conseguiu superar esta primeira etapa em busca da vaga para a Fase de Grupos. O Nacional, em 2009, passou pelo El Nacional-EQU. Naquela oportunidade havia apenas uma etapa até a Fase de Grupos. A CONMEBOL criou a "Pré-Libertadores" em 2005 e, em 2017, adotou o atual formato.
O Nacional, vice-campeão da Libertadores em 2014, também esteve na etapa anterior à Fase de Grupos em 2006, mas acabou eliminado pelo Universitario, do Peru. O mesmo aconteceu com o Defensor Sporting ante o Independiente de Medellín. Em 2013, o Defensor ainda caiu perante o Olímpia. Na atual temporada, o Nacional desafiará o Delfín, do Equador, enquanto o Defensor Sporting pegará o Bolívar.Falando no clube boliviano, o Bolívar foi eliminado em 2011 pelo Unión Española, do Chile, e pelo São Paulo, em 2013. O Bolívar, aliás, é o clube mais experiente entre os integrantes da Primeira Fase. Os bolivianos disputarão a Libertadores pela 32ª vez. O Defensor Sporting, seu adversário, estará pela 16ª vez.
Já o Nacional jogará pela 8ª vez, contra duas do Delfín. Por fim, o Real Garcilaso acumula quatro disputas e pegará o La Guaíra, único debutante da temporada 2019. O vencedor de La Guaíra e Real Garcilaso enfrentará o Atlético Nacional na Segunda Fase. O Caracas espera por Delfín ou Nacional, enquanto Bolívar ou Defensor Sporting pegará o Barcelona.
Maior destaque foi o Atlético Mineiro que meteu 5 a 0 no Boa Esporte com três de Ricardo Oliveira
Leia a notícia completaRegulamento:
A Libertadores 2019 contará com 47 clubes. Na fase inicial, em mata-mata, seis representantes da Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela se enfrentarão em jogos de ida e volta. Gol fora de casa será considerado critério de desempate.
Os três classificados avançarão para o segundo mata-mata que terá outros 13 clubes de todos os países da América do Sul. Novamente serão jogos de ida e volta no sistema de mata-mata. Gol fora de casa será considerado critério de desempate.
Os oito classificados disputarão mais uma eliminatória no mesmo formato. Os quatro vencedores, finalmente, estarão na fase de grupos da Libertadores, enquanto os dois melhores entre os eliminados estarão na Sul-americana.
Maior pontuação, melhor saldo de gols, maior número de gols marcados, maior número de gols marcados fora de casa e ranking da CONMEBOL serão os critérios para definir os dois classificados à Sul-americana.
Com 32 clubes, a fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final. Já os 3ºs colocados disputarão a Copa Sul-americana.
MATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Os confrontos das oitavas de final, assim como o chaveamento, serão definidos por sorteio.
A CONMEBOL, para o sorteio, fará um grupo com os oitos líderes que enfrentarão os rivais do outro grupo com os oito vice-líderes. As quartas de final e semifinal também serão em jogos de ida e volta.
A final será decidida em partida única e campo neutro. Na decisão, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.