São Paulo - A Libertadores, após sequência de títulos de clubes novatos, poderá voltar a ter dois campeões seguidos experientes, ou seja, clubes que já deram volta olímpica no torneio mais importante da América do Sul. As chances são grandes, afinal, Atlético Nacional, Boca Juniors e São Paulo, entre os semifinalistas, já gritaram "é campeão" na Libertadores. O único novato é o surpreendente Independiente, do Equador, que eliminou - nos pênaltis - o Pumas no México.
Dando continuidade, o Atlético Mineiro também fez história com a volta olímpica em 2013. Já em 2014, o San Lorenzo abocanhou sua primeira conquista e se tornou o 25º campeão da Libertadores. O Tigres poderia ter mantido esta leva de vencedores inéditos, mas perdeu a final do ano passado para o experiente River Plate.
Agora, o torneio poderá voltar a ter duas voltas olímpicas de clubes calejados. De um lado da chave já há garantido um finalista experiente. O Atlético Nacional, com a vantagem de decidir em casa, enfrentará o São Paulo. Os colombianos levaram o título em 1989, enquanto o Tricolor venceu em 1992, 1993 e 2005. Já o seis vezes campeão Boca Juniors (1977, 1978, 2000, 2001, 2003 e 2007) desafiará o novato Independiente.Eliminado em dois torneios, time de Tite mostra força em casa e decepciona fora
Leia a notícia completaCampeões!
A Argentina, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e River Plate-ARG, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.