São Paulo - A CONMEBOL bateu o martelo e, por causa dos protestos e da falta de segurança em Santiago, tirou a final da Libertadores do Chile e passou para Lima, no Peru. O Estádio Monumental "U", do Universitario, receberá o confronto entre Flamengo e o atual campeão River Plate em 23 de novembro. Esta será a 4ª final do torneio sul-americano no Peru, a 2ª sem clubes do país, segundo levantamento do Sr. Goool.
O Peru não recebia uma decisão desde 1997. Naquela oportunidade, o Sporting Cristal empatou sem gols com o Cruzeiro em Lima. Na volta, em Belo Horizonte, a Raposa venceu por 1 a 0 e levantou o troféu. Também na capital, o Universitario ficou no 0 a 0 com o Independiente em 1972. Os argentinos fizeram 2 a 1 em Avellaneda e foram campeões.
Braga estava fora da elite desde 1998, enquanto os paulistas não subiam para a Série A há cinco anos
Leia a notícia completaCampanhas!
O River Plate chega à final com quatro vitórias (três em casa e uma fora), sete empates (três como mandante e quatro como visitante) e uma derrota longe da torcida, além de 15 gols a favor e sete tentos tomados. Aproveitamento de 52,8%. Vice-líder no grupo que tinha Internacional, Palestino-CHI e Alianza Lima-PER, o clube de Buenos Aires eliminou Cruzeiro, nos pênaltis, nas oitavas de final, Cerro Porteño-PAR nas quartas de final e Boca Juniors-ARG nas semifinais.
Líder no grupo que tinha LDU-EQU, Peñarol-URU e San José-BOL, o Flamengo passou por Emelec-EQU nas oitavas, Internacional nas quartas e Grêmio nas semis. O time do técnico Jorge Jesus ostenta seis vitórias (cinco em casa e uma fora), três empates como visitante e três derrotas (uma como mandante e duas fora), além de 22 gols a favor e nove tentos tomados. Aproveitamento de 58,3%.