Rio de Janeiro - O Botafogo venceu o Paraná, por 2 a 1, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, na última terça-feira, pela 24ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Glorioso lidera a divisão com 45 pontos, dois a mais do que o vice-líder e seis a mais do que o primeiro rival fora do G4. Mas ainda assim, a campanha do Fogão é a pior da Série B desde 2007, ou a terceira pior no geral dos pontos corridos.
O desempenho atual do líder da Série B não era tão baixo desde 2007. Há oito anos, o Coritiba estava na liderança com 43 pontos. A boa notícia é que o Coxa seria campeão naquela oportunidade. Um ano antes, na primeira edição dos pontos corridos, o Náutico acumulava 41 pontos na 24ª rodada. O Timbu conquistaria o acesso, mas o título seria do Atlético Mineiro.
Melhor!Ao cair diante do Atlético Mineiro, clube carioca chegou a nove partidas sem vitória
Leia a notícia completaO melhor desempenho nas primeiras 24 partidas da Série B é do Palmeiras. Em 2013, o Verdão abocanhou 55 pontos de 72 possíveis. Tal desempenho supera, inclusive, a campanha do Corinthians. Em 2008, o Timão, que até hoje tem a melhor campanha da história da Série B, fez 54 pontos até a 24ª rodada. Os rivais paulistas se sagraram campeões nas edições mencionadas.
O Vasco, em seu primeiro rebaixamento, também anotou mais pontos do que o rival Botafogo. Em 2009, o Gigante da Colina marcou 49 pontos e acabaria com o título da competição. O Coritiba, em 2010, fez 46 pontos e, ao término das 38 rodadas, deu a volta olímpica na divisão. Em 2011, a Portuguesa foi líder na 24ª rodada (49). Por fim, em 2012, o Vitória estava na ponta com 53 pontos. Se a Lusa foi campeã há quatro anos, o Leão baiano conquistou o acesso, mas o título acabou com o Goiás.
Dono do maior número de vitórias (13), do melhor ataque (39) e da melhor defesa (19), o Botafogo voltará a campo na sexta-feira, às 21h30, para encarar o Mogi Mirim no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo, pela 25ª rodada.