Espírito Santo - Atual campeão, o Aracruz lidera a fase Preliminar do Campeonato Capixaba, mas isso não é certeza de título. Pelo contrário! Desde que a atual fórmula de disputa foi implantada no Estadual, em 2008, apenas uma vez o líder sagrou-se campeão ao término da competição.
Em 2009, o São Mateus somou 36 pontos, após 18 jogos com 11 vitórias, três empates e quatro derrotas. Na semifinal, o Pitbull do Norte eliminou o Vilavelhense mesmo com a derrota, por 1 a 0, na primeira partida. Em casa, o São Mateus se classificou com os 2 a 0. Na decisão, o título veio em cima do Rio Branco, mas com vitória nos tribunais.
No domingo, Chapadão também poderá amargar o descenso no Grupo A do Estadual
Leia a notícia completaMas o título do líder São Mateus foi exceção, a começar pelo primeiro ano da atual fórmula. Naquela oportunidade, o Linhares terminaria na frente, mas o Serra seria campeão. As peripécias do Rio Branco começaram em 2010 e com boa notícia. Apesar da liderança do Vitória, o Capa Preta ficou com o título. O problema aconteceu nos dois próximos anos.
Em 2011, o Rio Branco foi o melhor clube na primeira fase. Mas a força acabou e o São Mateus ficou com o título capixaba. O repertório se repetiu no ano passado. Em 2012, o Rio Branco - - foi líder da primeira fase. Mas o Aracruz garantiu o título no mata-mata.
Na atual temporada, faltando oito rodadas para o término da fase Preliminar, o Aracruz lidera com 23 pontos. Com 17 pontos aparecem Desportiva Ferroviária e Real Noroeste. Completa o G4 o Conilon, dono de 16 pontos.
Campeões!
O Rio Branco lidera com folga a lista de campeões do Capixaba. O clube de Vitória soma 36 títulos, 20 a mais do que a Desportiva Ferroviária. Na terceira colocação aparece o Vitória, com nova conquistas. Santo Antônio e América somam seis cada, contra cinco do Serra e quatro do Linhares E.C.
Com dois títulos há São Mateus e Alegrense. Aracruz, Linhares F.C., Muniz Freire, Colatina, Ibiraçu, Guarapari, Cachoeiro, Caxias, Americano e Floriano têm um título cada.