São Paulo - O Lyon, na última sexta-feira, conheceu seus adversários na Primeira Fase da UEFA Europa League. Presente no Grupo E, os franceses estrearão contra o Apollon, do Chipre, e ainda medirão forças ante Atalanta, da Itália, e Everton, da Inglaterra. O Lyon, aliás, tem um motivo especial para disputar a edição 2017/2018 da UEL. A final será realizada no Parc Olympique Lyonnais, estádio que substitui sua antiga casa Gerland. Les Gones, por sinal, poderão encerrar longo jejum no segundo mais importante torneio europeu.
Desde que a UEFA Europa League passou a ser decidida em jogo único e sem sede fixa, em 1997/1998, apenas um dono da casa conseguiu dar a volta olímpica ao lado do seu torcedor. O Feyenoord, em 2001/2002, fez a festa da sua torcida ao derrotar o Borussia Dortmund, por 3 a 2, no Estádio Feijenoord, ou De Kuip, em Roterdã. Inaugurado em 1937, o palco holandês tem capacidade para 51.480 pessoas.Três temporadas depois, o Sporting esteve perto de repetir a façanha, mas parou no CSKA Moskva - derrota por 3 a 2. A final ocorreu no Estádio José Alvalade, justamente a casa dos Leões. A França, pela segunda vez em 21 edições, sediará a final da UEL. A primeira aconteceu em 1997/1998 no Parc des Princesa com a final italiana entre a campeã Internazionale e a vice Lazio.
Mas para merecer o título, o Lyon terá que suar. A caminhada é longa. São 15 jogos - entre fase de grupos e mata-mata - até a grande final. A largada será dada em 14 de setembro, às 14 horas, em Nicósia.
A lista com uma taça contempla Shakhtar Donetsk, Zenit, CSKA, Galatasaray, Schalke 04, Bayern de Munique, Ajax, Napoli, Bayer Leverkusen, Anderlecht, Ipswich, Eintracht, PSV, Arsenal, Newcastle, Dínamo Zagreb, Ferencváros, Zaragoza, Roma, Chelsea e, agora, Manchester United.
Maior número de títulos está no Grupo H, justamente do atual bicampeão e maior vencedor da UCL
Leia a notícia completaRegulamento:
Na fase de playoffs, a UEFA Europa League começa com 31 duelos no sistema de mata-mata para a definição 31 clubes classificados à fase de grupos. Estes clubes se juntarão aos outros 13 classificados. Todos os 48 clubes serão divididos em 12 grupos com quatro representantes cada.
Nesta fase, após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores de cada grupo se classificarão à Segunda Fase, assim como os terceiros colocados dos grupos da UEFA Champions League.
MATA-MATA:
Nas fases seguintes até a semifinal, as equipes se enfrentarão em jogos de ida e volta com vantagem para o clube que tiver marcado mais gols na casa do adversário.
Em caso de igualdade, a disputa terá prorrogação e, se necessário, pênaltis. A final, por sua vez, será disputada em jogo único e em campo neutro. Em caso de empate haverá prorrogação e, se necessário, pênaltis.