Rio de Janeiro - O Estádio do Maracanã recebeu as finais da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Mas desde a final do Mundial 2014, o principal palco brasileiro sofreu com o descaso das autoridades e chegou a ficar um bom tempo fechado. Sem falar que as altas taxas e a falta de manutenção afastaram os clubes. Mas mesmo deixado de lado, o Maraca ainda é o estádio da Copa que mais recebeu torcedores - em total de público - desde a decisão entre Alemanha e Argentina.
O Sr. Goool, nos últimos dias, tem revelado os detalhes de todos os estádios que receberam jogos da Copa do Mundo. Esse levantamento considera os públicos obtidos só após 13 de julho de 2014, data final do Mundial da FIFA. É como se fosse uma prestação de contas com olhar voltado para as arquibancadas. O Sr. Goool mostrará o "legado" de dentro dos estádios.
Em 2014, após a Copa, o Maraca registrou 39 jogos, sendo 30 só na Série A do Brasileirão. Na elite nacional, 666.521 fãs tiveram a chance de conhecer o palco do título alemão. Há três anos, a média geral do Maracanã ficou em 22.612 espectadores. Em quantidade de partidas, porém, nenhuma temporada teve mais do que 2015.
Líder da Série A está sem levar gols há seis partidas, fato inédito nos pontos corridos
Leia a notícia completaAté logo, Maraca!
A quantidade de jogos diminuiu consideravelmente. Ora por causa das Olimpíadas, ora por causa do descaso e altas taxas. Em 2016 foram apenas nove duelos. Em compensação, a média saltou para incríveis 40.539 apaixonados. Se seis confrontos da Série A renderam público total de 224.755 torcedores ao Maraca, as finais do Cariocão garantiram média de 45.420 fanáticos.
Na atual temporada, porém, cada clube assumiu sua casa e deixou o Maraca órfão. O Botafogo atua no Nilton Santos, enquanto o Vasco segue com São Januário. O Flamengo até fez algumas partidas no Maraca, mas fechou acordo com o Ninho do Urubu. Já o Fluminense também desistiu do palco de quase 80 mil lugares e tem optado pelo Giulite Coutinho, de 13.500 lugares.
As 19 partidas no Maracanã, em 2017, ainda deixaram o estádio com a boa média de 28.892 pagantes. Destaque para a participação do Flamengo na Libertadores. Foram três partidas e média alta de 53.999 aficionados. Nos seis duelos do Brasileirão, porém, a média para em 20.168 torcedores. Tal marca fica atrás até mesmo dos cinco jogos do Cariocão (30.490). Resta saber como o Maracanã irá se virar sem seus principais clubes.