Paraná - Maringá e Londrina eliminaram os chamados grandes do Campeonato Paranaense e farão a final da Edição 2014. O Maringá eliminou o Coritiba, atual tetracampeão estadual, enquanto o Londrina reverteu a vantagem do Atlético. O Furacão havia vencido o jogo de ida, por 3 a 1, mas na noite desta quarta-feira, o LEC garantiu sua vaga na final com triunfo, por 4 a 1, no Estádio do Café.
Desde 2007 o interior não ficava no lugar mais alto do pódio no Campeonato Paranaense. A última vez tinha sido com o Paranavaí que derrotou o Paraná na decisão. Agora, o título ficará nas mãos do representante de Londrina - distante 381 km de Curitiba - ou do clube de Maringá - distante 436 km da capital.Sem falar que desde 1992, dois clubes do interior não ficavam nas duas primeiras colocações. O Sr. Goool não levou em conta a temporada de 2002, quando os clubes chamados grandes disputaram o Torneio Sul-Minas. Em 1992, o Londrina superou o União Bandeirante, de Bandeirantes, para dar a volta olímpica.
Apenas os três primeiros colocados do ranking superam a marca de mil pagantes no Estadual
Leia a notícia completaTrês anos depois, o Grêmio Maringá (Maringá) foi campeão em cima do Seleto (Paranaguá). Já em 1980, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) considera Cascavel (Cascavel) e Colorado (Curitiba) como campeões. O vice foi o Londrina. Por fim, em 1981, o LEC deu a volta olímpica, enquanto o Grêmio Maringá ficou com o vice.
Com 37 títulos, o Coritiba é o maior vencedor do Estadual Paranaense. O Atlético soma 22 conquistas, contra oito do Ferroviário. Britânia e Paraná têm sete cada. A lista ainda segue com Grêmio Maringá (3), Londrina (3), Palestra Itália (3), Pinheiros (3), Paranavaí (1), América-Paraná (1), Água Verde (1), Cascavel (1), Colorado (1), Comercial (1), Internacional (1) - primeiro campeão da história do Estadual -, Iraty (1) e Monte Alegre (1).