São Paulo - O Campeonato Paulista é o Estadual com o maior número de participantes (20). Ainda assim, a competição tem sido sem graça e vencida sempre pelos mesmos clubes - os quatro chamados grandes (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo). Há nove anos, o Estadual de São Paulo não conta com um novo campeão.
Apenas Globo, Palmeira e Santa Cruz jamais deram volta olímpica na competição
Leia a notícia completaMas depois de 2004, a monotonia voltou a tomar conta da competição. Os grandes assumiram o protagonismo. São Paulo (2005) e Palmeiras (2008) levaram uma edição cada do Estadual. Atual campeão, o Corinthians ainda faturou o título - de forma inédito e com Ronaldo Fenômeno em campo -, em 2009. Já o Santos foi o grande vencedor nestes nove anos com os títulos de 2006, 2007, 2010, 2011 e 2012.
Dos 20 clubes que disputarão a Edição 2014 do Campeonato Paulista, apenas sete já levaram o caneco. Além de Corinthians, Palmeiras, Santos, São Caetano e São Paulo, o título também ficou com Portuguesa (1935, 1936 e 1973), Bragantino (1990) e Ituano (2002).
Em 2002, os principais clubes do estado disputaram o Torneio Rio-São Paulo e o Ituano conquistou o Estadual. A Federação Paulista de Futebol (FPF) ainda realizou o Supercampeonato Paulista - ganho pelo São Paulo -, mas a entidade considera o Galo de Itu o grande campeão de 2002. Dos campeões ainda em atividade, a Internacional de Limeira faturou o título em 1986.
Entre os vencedores, o Corinthians ostenta 27 conquistas. O Palmeiras aparece com 22 títulos, contra 21 do São Paulo e 20 do Santos. A FPF considera o título de 1931 ganho pelo São Paulo. Naquela época, a competição foi organizada pela APEA e o vencedor foi o São Paulo da Floresta que daria origem ao Tricolor do Morumbi.O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes das competições em 2014. Além de matérias com curiosidades e estatísticas, o Sr. Goool terá tabela, classificação, simulador, ranking de público e renda e páginas especiais para todos os clubes. Já estão disponíveis as informações de 24 Estaduais, além da Copa do Nordeste, Copa Verde e Copa do Mundo.
Regulamento:
Os 20 clubes foram divididos em quatro grupos com cinco clubes cada. Os clubes enfrentarão apenas os rivais dos outros grupos em 15 jogos. Os dois melhores colocados de cada grupo se classificarão para a próxima fase. Por outro lado, os quatro piores na classificação geral serão rebaixados. As quartas-de-final e a semifinal serão disputadas em jogo único. Apenas a decisão terá jogos de ida e volta.