São Paulo - Os Campeonatos Estaduais já rebaixaram 17 clubes, mas outros 30 ainda vão amargar o descenso, como mostra o levantamento do Sr. Goool nesta segunda-feira. E olha que dois Estaduais não terão clubes rebaixados na temporada 2013. O Campeonato Roraimense não tem divisão de acesso e a elite comporta os clubes interessados e com dinheiro em caixa para entrar em campo.
Para se ter uma ideia, a competição 2013 deveria ter seis clubes, mas o Progresso desistiu dias antes da estreia. O Campeonato de Roraima tem cinco clubes e dois turnos para se decidir o campeão. O Piauiense é o outro Estadual sem degola, mas ainda assim haverá acesso.
No domingo, Vila Aurora e Itumbiara também amargaram a degola em seus campeonatos
Leia a notícia completaO Campeonato Mato-grossense, por sua vez, precisou mudar as regras. A competição deveria rebaixar dois clubes, mas com a desistência do Atlético Campoverdense, a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) diminuiu para um descenso. O Vila Aurora acabou degolado.
Acriano, Potiguar e Rondoniense também rebaixam apenas um clube. A maioria dos Estaduais conta com dois descensos. A exceção é o Campeonato Paulista com quatro degolas. O Estadual de São Paulo conta com 20 clubes, mesmo número das Séries A2 e A3. Para agradar todos, a Federação Paulista de Futebol (FPF) desce quatro e sobe outros quatro clubes a cada ano.
Já o Campeonato Amapaense começará apenas em 1º de julho com dez clubes. De acordo com o regulamento da Federação Amapaense de Futebol (FAF) não haverá rebaixamento.
Confira a quantidade de rebaixamentos pelos Estaduais 2013:
Acriano (1)
Alagoano (2)
Amazonense (2)
Baiano (2)
Brasiliense (2)
Capixaba (2)
Carioca (2)
Catarinense (2)
Cearense (2)
Gaúcho (3)
Goiano (2)
Maranhense (2)
Mato-grossense (1)
Mineiro (2)
Paraense (2)
Paraibano (2)
Paranaense (2)
Paulista (4)
Pernambucano (2)
Piauiense (0)
Potiguar (1)
Rondoniense (1)
Roraimense (0)
Sergipano (2)
Sul-mato-grossense (2)
Tocantinense (2)