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Em 16 de abril de 2014 às 07:55

Mesmo "igual" ao Brasileirão, Série A2 Paulista mantém média de público modesta

Top 3 do ranking de pagantes contou com três clubes que conquistaram o acesso

Rodolfo Brito São Paulo-SP
Colaborou:
Marcos Neves

São Paulo - A Série A2 do Campeonato Paulista (equivalente a 2ª Divisão), de 2009 para cá, teve três diferentes fórmulas de disputa. Na atual temporada, os acessos foram definidos por pontos corridos, fórmula igual a apresentada pelas Séries A e B do Brasileirão. Mas independentemente do formato, a competição manteve a modesta média de público, como apresentará o Sr. Goool nesta quarta-feira.

Em 190 jogos, a Série A2 teve média de apenas 1.174 pagantes e público total de 214.928 torcedores. É verdade que o desempenho melhorou em relação a temporada passada, mas nada animador. Em 2013, foram 215 jogos com média de 1.017 pagantes e total de 218.553 torcedores. Em relação aos anos entre 2010 e 2012, porém, o desempenho de 2014 foi inferior.

Em 2012, por exemplo, a Série A2 terminou com média de 1.268 apaixonados em 212 partidas. Um ano antes, a média da competição chegou a 1.535 pagantes em 199 partidas com a presença de público. Já em 2010, a média registrada foi de 1.756 torcedores em 212 duelos. Só a temporada de 2009 foi inferior ao desempenho de 2014 nas arquibancadas (1.026).

Em relação aos clubes, o líder foi o São Bento. Ao longo do acesso, o representante de Sorocaba realizou nove partidas como mandante e conseguiu média de 3.244 pagantes. Comercial (2.721), em 2013, São Bernardo (5.571), em 2012, XV de Piracicaba (6.465), em 2011, São Bernardo (6.812), em 2010, e São José (3.296), em 2009, foram os outros líderes de público. Do quinteto, apenas o São José não conquistou o acesso.

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Marília e Capivariano também se deram bem em campo e nas arquibancadas. O tradicional MAC ficou com a vice-liderança no ranking de público com média de 3.199 pagantes. Dentro das quatro linhas, o Tigre teve o quarto melhor desempenho. Enquanto isso, o Capivariano não só alcançou o inédito acesso, como ainda faturou seu primeiro título de Série A2.

Nas arquibancadas, o Capivariano completou o Top 3 com média de 2.464 pagantes. Em nove jogos em casa, o público total foi de 22.179 torcedores. Entre os clubes que subiram, apenas o Red Bull não se deu bem fora de campo. O Toro Loko amargou a 16ª colocação com média modesta de 496 pagantes.

O pior desempenho, porém, foi do rebaixado São José. O clube de São José dos Campos precisou atuar em outras cidades por causa de problemas em seu estádio. A média da Águia foi de 217 torcedores. Além do São José e Red Bull, outros oito clubes não superaram a marca de mil pagantes.

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O Guaratinguetá está nesta lista e, não por acaso, tem os três piores públicos da Série A2. O Guará foi mais um que precisou rodar por outras cidades. O pior público da Edição 2014 foi de 42 pagantes no embate entre Guaratinguetá e Grêmio Osasco. O melhor, por outro lado, aconteceu no jogo entre São Bento e o próprio Guará (7.502).

Em campo foram 190 partidas com 91 vitórias dos mandantes, 48 triunfos dos visitantes e 51 empates. O Capivariano foi o responsável pelo maior número de vitórias (12). O Red Bull, por sua vez, foi o que menos perdeu (1) e o dono da melhor defesa (17). Já o melhor ataque ficou com o Mirassol (38).

A bola balançou as redes em 463 oportunidades, sendo 272 gols dos donos da casa e 191 dos visitantes. Média de 2,44 tentos por partida. O triunfo, por 1 a 0, presente em 24 partidas, foi o resultado mais repetido na Edição 2014 da Série A2 do Paulistão.

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