São Paulo - O Milan arrancou um empate, por 1 a 1, contra o PSV, na Holanda, pelo jogo de ida do Playoff final na UEFA Champions League. Para não voltar a ficar de fora do principal torneio da Europa - como aconteceu na temporada 2008/2009 -, o clube italiano jogará por um empate sem gols ou uma vitória simples, em 28 de agosto, em Milão. Empate por mais de um gol colocará os holandeses na fase de grupos. Nova igualdade, por 1 a 1, levará a partida para a prorrogação.
Dos 20 primeiros colocados, apenas quatro superam a marca de 20 mil pagantes
Leia a notícia completaMas mesmo que consiga a classificação, o Milan ainda não poderá comemorar. O time de Milão tem até feito boas campanhas na fase de grupos, mas o mata-mata tem sido cruel.
Nos últimos quatro anos, por exemplo, o clube não passou das quartas-de-final. O Milan, aliás, só chegou nas quartas-de-final em 2011/2012. Nas outras três temporadas, os italianos caíram logo nas oitavas-de-final.
Os jogos de ida do último Playoff serão completados nesta quarta-feira. A decisão das vagas ocorrerá na próxima semana.
Campeões!
O maior vencedor da UEFA Champions League é o Real Madrid com nove conquistas. O Milan aparece com sete, contra cinco do Liverpool e do Bayern de Munique - atual campeão. Barcelona e Ajax somam quatro títulos cada, um a mais do que Internazionale e Manchester United. Com duas conquistas há Porto, Juventus, Nottingham Forest e Benfica. Chelsea, Borussia Dortmund, Olympique, Estrela Vermelha, PSV, Steaua Bucureşti, Hamburgo, Aston Villa, Feyenoord e Celtic têm um título cada.
Em relação aos títulos por países, a Espanha é a recordista com 13 conquistas, contra 12 de Inglaterra e Itália. A Alemanha soma sete feitos na Europa, enquanto a Holanda segue com seis. A lista ainda tem Portugal com quatro títulos. França, Iugoslávia, Romênia e Escócia somam uma conquista cada.
Confira os últimos desempenhos do Milan na UEFA Champions League:
2009/2010 (Oitavas-de-final)
2010/2011 (Oitavas-de-final)
2011/2012 (Quartas-de-final)
2012/2013 (Oitavas-de-final)