São Paulo - A Copa das Confederações, em 2005, passou a ser disputada sempre um ano antes da Copa do Mundo - no mesmo país-sede. Mas mesmo que seja levado em conta todas as suas edições - desde 1992 -, jamais uma Seleção conseguiu faturar os títulos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo no mesmo período.
Catarinenses estão em alta desde 2009, quando o futebol brasileiro se consolidou com quatro divisões nacionais
Leia a notícia completaA Seleção Brasileira voltou a ser campeã da Copa das Confederações, em 2009, na África do Sul. Mas coube a Seleção Espanhola derrotar a Holanda e garantir o inédito título da Copa do Mundo. A "zica" que assola os campeões da Copa das Confederações vem desde 1992.
Antes do Mundial de 1994, a Argentina garantiu o título na Arábia Saudita. Mas na Copa do Mundo dos EUA, deu Brasil. A Copa da França, em 1998, sucedeu duas edições da Copa das Confederações. Se no Mundial, a França ficou com o título, Dinamarca (1995) e Brasil (1997) levaram a Copa das Confederações.
Em 1999, o México foi o campeão da Copa das Confederações, assim como a França, em 2001. Mas na Copa do Mundo de 2002, no Japão e Coreia do Sul, o título caiu nas mãos da Seleção Brasileira. Por fim, ainda houve uma Copa das Confederações em 2003, ganha pela França. Mas em 2006, como foi dito, a Itália sagrou-se campeã Mundial.
A Edição 2013 da Copa das Confederações será realizada entre os dias 15 e 30 de junho em seis sedes (Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, Recife e Salvador). O Brasil é o maior vencedor da Copa das Confederações com três títulos. Além dos dois últimos, a Seleção já havia ganho a etapa de 1997 na Arábia Saudita. A França ostenta duas conquistas (2001/2003), contra uma de Argentina (1992), Dinamarca (1995) e México (1999).
A Seleção Brasileira está no Grupo A ao lado do Japão (campeão da Copa da Ásia), México (campeão da Copa Ouro) e Itália (vice-campeã da Eurocopa). O Brasil vai estrear contra o Japão em 15 de junho no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. México e Itália se pegarão em 16 de junho, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
No Grupo B aparecem Espanha (campeã da Copa do Mundo), Uruguai (campeão da Copa América) Taiti (campeão da Copa das Nações da Oceania) e Nigéria (campeã da Copa Africana de Nações). A estreia dos espanhois será contra o Uruguai em 16 de junho, na Arena Pernambuco, em Recife. Já o embate entre Taiti e Nigéria acontecerá em 17 de junho, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.