São Paulo - A Libertadores, na última quinta-feira, conheceu todos os clubes classificados e os confrontos das oitavas de final. Entre os 16 clubes que almejam o título, nove já tiveram o gostinho de dar a volta olímpica no torneio mais importante da América do Sul. Entre estes clubes há o River Plate, atual campeão da Libertadores.
O recorde de campeões nas oitavas de final da Libertadores foi visto em 2015, quando nada menos do que dez dos 16 clubes do mata-mata já tinham dado a volta olímpica. Como não poderia ser diferente, um destes campeões - o River Plate - colocou mais um troféu em sua galeria.
Em 2008 e 2011, assim como agora, a primeira etapa do mata-mata também teve muitos campeões, nove em cada edição. Na primeira oportunidade, porém, Atlético Nacional-COL, Flamengo, River Plate-ARG, Boca Juniors-ARG, Cruzeiro, Estudiantes-ARG, Santos, Nacional-URU e São Paulo sucumbiram diante da inédita conquista da LDU-EQU. Já em 2011, o Santos deixou para trás Once Caldas-COL, Cruzeiro, Peñarol-URU, Internacional, Estudiantes-ARG, Grêmio, Vélez Srasfield-ARG e LDU-EQU e colocou mais um título no currículo.
Se a temporada 2015 bateu o recorde positivo, há dois anos a marca foi negativa. Em 2014, só cinco campeões estiveram nas oitavas de final (Vélez Sarsfield-ARG, Grêmio, Atlético Nacional-COL, Atlético Mineiro e Cruzeiro). Não por acaso, o vencedor daquela edição foi inédito, o San Lorenzo-ARG.
Campeões!
A Argentina, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.
River Plate e São Paulo ficaram com as últimas vagas do mata-mata do torneio sul-americano
Leia a notícia completaRegulamento:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão.
Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.
Confira os campeões classificados às oitavas de final da Libertadores:
2005 (6)
River Plate-ARG, Boca Juniors-ARG, Santos, Once Caldas-COL, Palmeiras e São Paulo
2006 (7)
Estudiantes-ARG, Atlético Nacional-COL, River Plate-ARG, Palmeiras, São Paulo, Vélez Sarsfield-ARG e Nacional-URU
2007 (8)
Santos, Flamengo, Boca Juniors-ARG, Vélez Sarsfield-ARG, São Paulo, Grêmio, Colo-Colo-CHI e Nacional-URU
2008 (9)
Atlético Nacional-COL, Flamengo, River Plate-ARG, Boca Juniors-ARG, Cruzeiro, Estudiantes-ARG, Santos, Nacional-URU e São Paulo
2009 (7)
Grêmio, Boca Juniors-ARG, Nacional-URU, São Paulo, Cruzeiro, Palmeiras e Estudiantes-ARG
2010 (8)
Flamengo, Vélez Sarsfield-ARG, Once Caldas-COL, São Paulo, Cruzeiro, Nacional-URU, Estudiantes-ARG e Internacional
2011 (9)
Once Caldas-COL, Cruzeiro, Peñarol-URU, Internacional, Estudiantes-ARG, Grêmio, Vélez Srasfield-ARG, LDU-EQU e Santos
2012 (6)
Internacional, Santos, Atlético Nacional-COL, Vélez Sarsfield-ARG, Vasco e Boca Juniors-ARG
2013 (8)
São Paulo, Grêmio, Olímpia-PAR, Boca Juniors-ARG, Corinthians, Vélez Sarsfield-ARG, Nacional-URU e Palmeiras
2014 (5)
Vélez Sarsfield-ARG, Grêmio, Atlético Nacional-COL, Atlético Mineiro e Cruzeiro
2015 (10)
Atlético Nacional-COL, Atlético Mineiro, Boca Juniors-ARG, Corinthians, Cruzeiro, Estudiantes-ARG, Internacional, Racing-ARG, River Plate-ARG e São Paulo
2016 (9)
Atlético Mineiro, Atlético Nacional-COL, Boca Juniors-ARG, Corinthians, Grêmio, Nacional-URU, Racing-ARG, River Plate-ARG e São Paulo