São Paulo - O Oeste, após dois anos na Série A2 do Campeonato Paulista, está de volta à elite do Estadual. A espera da cidade de Barueri - distante 26 km da capital -, no entanto, foi bem maior. A vaga foi confirmada, nesta terça-feira, com a vitória, por 3 a 2, sobre o São Bernardo no Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo. Na ida, o Oeste já havia triunfado por 2 a 1. Apesar de ter sido fundado em Itápolis, interior paulista, o Rubro se mudou para cidade da Grande São Paulo em 2017. Barueri não tinha um representante no Paulistão desde 2009, quando o Grêmio Barueri ficou com o vice-campeonato do interior.
Em 2010 e 2011, o clube mudou o nome para Grêmio Prudente e passou a atuar na Série A1 do Paulistão pela cidade de Presidente Prudente. O Oeste, após problemas com a prefeitura de Itápolis, se acertou com Barueri. Primeiro, a Onça conheceu o território e, quando se sentiu segura, marcou território e se mudou por completo.Esse também é o primeiro acesso do Oeste como clube de Barueri. Mas o Rubro conhece muito bem os atalhos para subir de divisão no estado. Ao todo, são cinco acessos no século XXI. Tudo começou com o título na Série A3 (equivalente a 3ª divisão) em 2002. O Oeste, no ano seguinte, ainda conquistou o título da Série A2. Houve ainda os acessos de 2008 (vice-campeão) e 2015 (3º lugar) na Série A2.
Seleção Brasileira também costuma se dar bem em estreias e ostenta aproveitamento de 100%
Leia a notícia completaAgora, o Oeste - com cinco vitórias seguidas - tentará mais um título na Série A2. A final será decidida em partida única no próximo sábado. Com o dever cumprido, o clube paulista voltará suas atenções para a Série B do Brasileirão. No ano passado, o Rubro bateu na trave. A caminhada nesta edição começará em plena sexta-feira, 13 de abril, contra o CRB em Barueri, às 20h30.