Pará - A Copa Verde 2016, terceira edição do torneio que reúne clubes do Norte, Centro-Oeste e Sudeste, terá oito estreantes de acordo com o levantamento do Sr. Goool. Águia, Fast Clube, Vila Nova, Aparecidense, Comercial, Espírito Santo, Gama e Genus brigarão pela primeira vez pelo título da Copa Verde que dará ao campeão uma vaga à Copa Sul-americana.
Nesta edição, o torneio regional ainda terá uma inovação. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou que o vencedor, além do troféu tradicional, irá receber "uma árvore da flora brasileira, prêmio vivo que vai ser plantado na sede ou no CT do clube".Entre os novatos, Águia, Fast Clube e Vila Nova ainda disputarão a fase preliminar do torneio, outra novidade de 2016. Os dois últimos participantes da Copa Verde sairão dos confrontos entre Fast e Águia e Brasília e Vila Nova.
Dos estreantes que já estão garantidos nas oitavas de final, o Genus fará um duelo do Norte contra o acreano Rio Branco. Já Espírito Santo e Aparecidense realizarão um jogo de novatos. A Copa Verde é toda disputada em mata-mata com partidas de ida e volta.
Estanciano, Flamengo, Imperatriz e Juazeirense disputarão o torneio regional pela primeira vez
Leia a notícia completaRegulamento:
A Copa Verde 2016, como novidade, terá uma fase preliminar. Em mata-mata, com jogos de ida e volta, Fast Clube x Águia e Brasília x Vila Nova brigarão pelas duas últimas vagas das oitavas de final.
Nas oitavas serão 16 clubes das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. A competição será toda disputada em mata-mata, com jogos de ida e volta. Os critérios de desempate serão: pontos, saldo de gols, gols no campo adversário e pênaltis.
O campeão do torneio garantirá vaga na Copa Sul-Americana 2017, exceto se estiver participando da Copa do Brasil de 2017 e venha a se classificar para as oitavas de final, cujas datas são conflitantes. Neste caso, a vaga na Copa Sul-Americana passará para o clube vice-campeão da Copa Verde de 2016 e assim sucessivamente, se o impasse persistir.