São Paulo - Fortaleza e Mogi Mirim fazem campanhas impecáveis, respectivamente, nos Grupos A e B do Campeonato Brasileiro da Série C. A superioridade é tanta que a dupla não poderá perder a liderança na 14ª rodada, realizada neste final de semana. Mas se por um lado, garantir a 1ª colocação garante que a decisão do mata-mata aconteça em casa, por outro, o histórico mostra que nem sempre a liderança resulta em acesso.
De acordo com o levantamento do Sr. Goool, apenas oito dos 16 clubes que terminaram no topo em seus grupos durante a Série C - de 2009 para cá - conseguiram subir para a Série B. O próprio Fortaleza patinou na Série C 2012. O Tricolor cearense conquistou a melhor campanha do Grupo A, mas no mata-mata perdeu força e ficou sem o acesso. O mesmo aconteceu com o Macaé.Na Série C, a segunda maior arrecadação também aconteceu em um dos palcos do Mundial 2014
Leia a notícia completaO retrospecto em 2010 foi ainda melhor. Dos quatro líderes, apenas o Paysandu morreu na praia. ABC, Ituiutaba e Criciúma seguirem em frente até a Série B. Já em 2011, a festa foi de América de Natal e Ipatinga. Rio Branco e Chapecoense, por outro lado, perderam força e seguiram no terceiro escalão nacional.
Hoje, o Fortaleza é o melhor clube da Série C com 27 pontos e aproveitamento de 69,2%. O Leão do Pici voltará a campo neste domingo, às 19 horas, contra o CRB no Estádio Rei Pelé, em Maceió. No mesmo dia, mas às 16 horas, o Mogi Mirim vai encarar o Tupi, em Juiz de Fora. O Sapão da Mogiana lidera o Grupo B com 26 pontos e aproveitamento de 66,7%.
Confira os líderes na Primeira Fase da Série C do Brasileirão:
*Conquistaram o acesso
2009
Rio Branco, Icasa*, América Mineiro* e Caxias
2010
Paysandu, ABC*, Ituiutaba* e Criciúma*
2011
Rio Branco, América de Natal*, Ipatinga* e Chapecoense
2012
Fortaleza e Macaé
2013
Santa Cruz* e Macaé