São Paulo - O Atibaia é da cidade homônima, enquanto a Portuguesa Santista tem sede em Santos. A dupla conquistou o acesso à Série A2 do Campeonato Paulista e decidirá, neste sábado, às 11 horas, o título da Série A3. O Falcão, por ter melhor campanha, teria o mando da partida, mas não poderá aproveitar esta vantagem. Primeiro pelo fato do Atibaia não jogar em sua casa há três anos e segundo por causa da definição da Federação Paulista de Futebol (FPF) dando ares de UEFA Champions League à 3ª divisão estadual. Calma! Isso só por causa do campo neutro.
A final entre Atibaia e Portuguesa Santista será no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. O palco da decisão está a 26 km de Atibaia. Mas o Falcão mandou todos os seus jogos no Gigante da Vila Industrial, em Indaiatuba, distante 96 km de Bragança Paulista. Já Santos está a 153 km da cidade do interior. Diante disso, o cenário não é dos melhores nas arquibancadas.Os finalistas, aliás, vivem momentos opostos fora das quatro linhas. O Atibaia, mesmo com o acesso garantido e na decisão, amarga o 17º lugar no ranking com média modesta de 139 testemunhas. Em 11 partidas, o clube do interior levou apenas 1.531 torcedores ao estádio. No duelo contra o União Barbarense foram 43 espectadores.
Enquanto isso, a Portuguesa Santista tem o melhor público da Série A3 (5.723). A Briosa ainda garante a vice-liderança no ranking com média de 1.670 pagantes. Em 11 partidas ao lado da torcida, o clube de Santos acumula público de 18.369 fãs. Em campo, no entanto, a Portuguesa Santista ficou atrás do Atibaia por causa do número de vitórias.
Maiores rombos são de integrantes da elite nacional, mas há representantes de todas as divisões
Leia a notícia completaO acesso da Portuguesa Santista, após nove longos anos, foi garantido com 14 triunfos (oito em casa e seis fora), oito empates (três como mandante e cinco como visitante) e apenas uma derrota longe da torcida, além de 38 gols a favor e 18 tentos tomados (melhor defesa). Aproveitamento de 72,5%. Fundada em 20 de novembro de 1917, a Portuguesa Santista chegou a disputar a Segundona entre 2011 e 2016, quando garantiu o acesso com direito a título. A Briosa estava fora da Série A2 desde 2009. No segundo escalão nacional são 21 edições e o título de 1964.