São Paulo - O técnico colombiano Juan Carlos Osório fez duras criticas a torcida do São Paulo após apenas 16.442 pagantes acompanharem o empate sem gols diante da Chapecoense, na última quinta-feira, pela 26ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O resultado recolocou o clube paulista no G4 do Nacional.
"Há times no mundo, na Europa, mais precisamente, que a torcida contagia o time. Borussia, Bayern, e todas as equipes da Inglaterra são assim. Na América, é o contrario, o time é que tem que contagiar a equipe. O verdadeiro torcedor aplaude e empurra sua equipe, do começo até o fim", disse o comandante em entrevista coletiva.
Em 2011, o São Paulo alcançou os três maiores públicos do Brasileirão, sendo o melhor de 63.871 fãs. Mesmo assim, o Tricolor terminou a Série A com média de 21.485 apaixonados. Tal marca, naquela época, dava a 3ª colocação aos paulistas. Mas hoje serve de referência como sendo a pior desempenho em cinco anos.
Além de médias parecidas em 2015, rivais mineiros apresentam queda de público no Brasileirão
Leia a notícia completaFazendo um comparativo entre público e classificação, em 2011, o São Paulo foi 6º colocado. Na temporada seguinte, o clube paulista garantiu uma vaga na Libertadores ao terminar em 4º lugar. O pior desempenho aconteceu em 2013 (9º lugar). Já a melhor colocação do Tricolor ocorreu no ano passado, com o vice-campeonato.
Hoje, o São Paulo ocupa a 4ª posição com 42 pontos. No próximo domingo, às 16 horas, o Tricolor voltará a campo para encarar o Avaí no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, pela 27ª rodada do Brasileirão.