São Paulo - O Palmeiras investiu pesado em seu sistema ofensivo. Após altos e baixos, o ataque começou a funcionar na reta final do Campeonato Brasileiro da Série A. O Verdão não só diminuiu a diferença de pontos para o líder e rival Corinthians, como assumiu a ponta no quesito gols. O Alviverde intensificou as bolas nas redes adversárias nas últimas quatro rodadas, quando iniciou a ultrapassagem sobre o Grêmio.
No último domingo, aliás, foi possível observar o novo momento dos dois ataques. O Palmeiras mostrou eficiência e meteu logo 3 a 1 no Tricolor em plena Arena do Grêmio. Os três tentos fizeram o clube paulista chegar a 46 gols, três a mais que o time do técnico Renato Gaúcho. E olha que o Grêmio tinha o melhor ataque desde o início do Brasileirão.O Palmeiras passou em branco pela última vez na derrota para o Santos, por 1 a 0. Desde então, o sistema ofensivo só fez dois ou mais gols. Foi assim no empate, por 2 a 2, com o Bahia, na vitória sobre o lanterna Atlético Goianiense, por 3 a 1, e nos 2 a 0 diante da Ponte Preta. São dez gols nas últimas quatro rodadas. Média de 2,5 tentos por confronto.
O Grêmio, por outro lado, viu sua máquina emperrar. O Imortal, no mesmo período, festejou míseros dois gols. Um na vitória sobre o Coritiba e o outro na derrota para o Palmeiras. O Tricolor ainda foi derrotado pelo Cruzeiro, por 1 a 0, e empatou sem gols com o Corinthians. Na 26ª rodada, o Grêmio tinha 41 gols a favor, contra 36 do Palmeiras. O Verdão se recuperou e ultrapassou o rival na 29ª rodada (43 a 42). A vantagem foi aumentada na 30ª rodada durante o confronto direto.
Edição 2017, no entanto, deve ter clubes livres da degola com menos de 45 pontos
Leia a notícia completaPela 31ª rodada do Brasileirão, o Palmeiras receberá o Cruzeiro, em São Paulo, na segunda-feira, às 20 horas. Um dia antes, no domingo, o Grêmio desafiará o ameaçado Avaí, às 19 horas, na Ressacada, em Florianópolis.