Pará - O Campeonato Paraense foi um dos poucos Estaduais que manteve o regulamento para a edição 2018. A maioria das Federações foi obrigada a modificar a fórmula de disputa por conta do calendário enxuto e da Copa do Mundo. A Federação Paraense de Futebol (FPF) seguirá com uma fase de grupos, semifinal e final. Assim, o campeão do Pará fará as mesmas 14 partidas do Grêmio durante sua caminhada ao título da Libertadores. O torneio sul-americano, além da fase de grupos, tem oitavas, quartas, semis e final. A tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos do Paraense já estão no Sr. Goool. (Clique na imagem abaixo para conferir tudo do Parazão ou clique em "campeonatos" e mude o select de ano para 2018!)
O Estadual Paraense 2018 começará em 13 de janeiro, mas o atual campeão Paysandu iniciará a defesa do título apenas quatro dias depois contra o Parauapebas, em Belém. O clube do interior, aliás, é um dos que conquistaram o acesso. O outro foi o Bragantino que estreará fora de casa contra o vice-campeão Remo. A dupla pegou as vagas dos rebaixados Pinheirense e São Francisco.O primeiro Re-Pa da próxima edição do Paraense será válido pela 4ª rodada em 28 de janeiro com mando de campo do Paysandu. Os maiores clubes do estado ainda se enfrentarão no returno e poderão medir forças também no mata-mata. Os eliminados na semifinal, por sinal, disputarão o 3º lugar por conta de uma vaga na Copa do Brasil.
Fevereiro, no próximo ano, terá 28 dias, mas para a entidade do Centro-Oeste haverá outra data
Leia a notícia completaNa semifinal (1º do A1 x 2º do A1 e 1º do A2 x 2º do A2), disputa do 3º lugar e final serão jogos de ida e volta. Em caso de igualdade no número de pontos e saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.
O campeão, o vice e o 3º colocado terão vagas na Copa do Brasil 2019. Os dois primeiros colocados ainda se classificarão à Série D do Brasileirão 2019. O campeão também garantirá vaga na Copa Verde 2019.