Paraná - Paraná e Operário farão o principal jogo da 1ª rodada do Campeonato Paranaense se levarmos em conta os títulos nacionais. Este será o primeiro confronto entre campeões das divisões do Brasileirão. O Estadual do Paraná, aliás, será um dos quatro que contarão com clubes vencedores pelas Séries A, B, C e D.
O Paraná, por exemplo, foi campeão da Série B pela primeira vez em 1992 e depois em 2000, durante a Copa João Havelange. Já o sucesso do Operário é mais recente. O Fantasma garantiu o acesso e o título da Série D em 2017. Não satisfeito, o Operário voltou a dar a volta olímpica ao garantir o acesso na Série C no ano passado.Na Série A, enquanto isso, só Coritiba, em 1985, e Athletico Paranaense, em 2001, tiveram o gostinho de soltar o grito entalado na garganta. O Coxa ainda faturou a Série B duas vezes nos pontos corridos (2007 e 2010), enquanto o Furacão levantou a divisão em 1995. O Londrina, por sua vez, foi o melhor da Série B em 1980. São cinco clubes campeões nacionais no Paranaense e dez títulos.
Se o Paysandu já levou a Série B, o Remo faturou a Série C e o São Raimundo ganhou a Série D
Leia a notícia completaCaso dois clubes vençam as Taças, o Paranaense ainda terá uma final com jogos de ida e volta. O dono da melhor campanha, levando em conta apenas a pontuação na fase de grupos da Primeira e da Segunda Taça, poderá decidir em casa. Se houver empate no número de pontos e saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. Agora, se um mesmo clube vencer o turno e o returno será declarado campeão estadual. Enquanto isso, os dois piores colocados na somatória dos pontos serão rebaixados à 2ª divisão.