São Paulo - A Copa do Brasil não contará com todos os seus 15 campeões na temporada 2016. As ausências, desta vez, serão de Paulista e Santo André. O clube de Jundiaí não disputa o torneio desde 2012, enquanto o Ramalhão esteve na última edição da Copa do Brasil. O torneio nacional terá início em 16 de março e término em 22 de novembro.
Na verdade, as ausências se limitam apenas ao segundo e ao terceiro escalão nacional
Leia a notícia completaSe a dupla estará fora, todos os outros 13 campeões têm presença garantida na Copa do Brasil. Oito disputarão a Primeira Fase. O Juventude, que esteve fora do torneio em 2015, desafiará o Tocantinópolis. O Sport, por sua vez, vai encarar o Aparecidense.
Já o Criciúma terá pela frente o paranaense Operário. Se o Vasco desafiará o Remo, o Flamengo vai encarar o Confiança. O Fluminense, por sua vez, ficará frente a frente com o Tombense. O embate do Cruzeiro, enquanto isso, será perante o Campinense. Por fim, o Santos jogará contra o homônimo amapaense.
Além destes oito campeões, Corinthians, Atlético Mineiro, Grêmio, Palmeiras e Internacional - todos campeões da Copa do Brasil - entrarão no torneio apenas nas oitavas de final.
Em relação aos clubes, Cruzeiro e Grêmio são os maiores campeões com quatro títulos cada, um a mais do que Flamengo, Corinthians e o atual campeão Palmeiras. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada.
Regulamento:
Neste ano, o gol fora de casa na final da Copa do Brasil não fará diferença. Em caso de empate na pontuação, a decisão será nos pênaltis.
Os clubes da Libertadores, Atlético Mineiro, Corinthians, Grêmio, Palmeiras e São Paulo entrarão no torneio a partir das oitavas de final, assim como o Internacional - melhor colocado no Brasileirão - abaixo dos clubes da Libertadores.