São Paulo - A Copa do Brasil, a partir do momento em que permitiu a entrada dos clubes da Libertadores, passou a ser território dos participantes da Série A do Campeonato Brasileiro em suas fases finais. Tanto é verdade que a temporada 2018, segundo levantamento do Sr. Goool, será a quarta em seis anos com apenas clubes do Brasileirão nas quartas de final. Chapecoense, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Palmeiras e Santos já estão classificados, enquanto Cruzeiro, Atlético Paranaense, Bahia e Vasco brigarão pelas duas vagas restantes em 16 de julho.
O sorteio que definiu os confronto ainda colocou frente a frente Grêmio e Flamengo, dois campeões do torneio nacional. Este confronto, por sinal, decidiu o título de 1997. Melhor para o Imortal. Os gaúchos somam cinco títulos, sendo o último em 2016. Já o Mengo tem três conquistas, a derradeira em 2013. Dono de três voltas olímpicas, o Corinthians enfrentará a Chapecoense. O Timão está na seca desde 2009.O Palmeiras, por sua vez, aguardará o vencedor de Vasco e Bahia. Os nordestinos meteram 3 a 0 nos cariocas. O Verdão buscará seu quarto título. Já o Santos, campeão uma vez, espera por Cruzeiro, atual vencedor do torneio nacional, ou Atlético Paranaense. A presença de apenas clubes da elite nacional nas quartas de final, repete as temporadas de 2013, 2015 e 2017.
Há cinco anos, os clubes da Libertadores passaram a entrar já nas oitavas de final da Copa do Brasil. Naquela oportunidade, Atlético Paranaense, Botafogo, Corinthians, Flamengo, Goiás, Grêmio, Internacional e Vasco estiveram nas quartas de final. Dois anos depois, a antepenúltima etapa do torneio contou com Figueirense, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco. Já no ano passado, a briga ficou entre Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Palmeiras e Santos.
Campeões!
Torneio nacional jamais contou com Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio e Palmeiras nas quartas de final
Leia a notícia completaEm relação aos clubes, o Grêmio voltou a ganhar a companhia do Cruzeiro. A dupla contabiliza cinco conquistas cada. Flamengo, Corinthians e Palmeiras estacionaram nos três títulos cada. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada.
Regulamento:
Os confrontos do mata-mata serão com jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.