São Paulo - O Estado de São Paulo voltou a ser o centro das atenções no futebol brasileiro. O Corinthians domina a Série A do Campeonato Brasileiro, enquanto Santos e Palmeiras farão a final da Copa do Brasil. Sem falar que São Paulo e Ponte Preta ainda lutam pelo G4. Diante de todos estes cenários, os paulistas poderão voltar a ter, na mesma edição, três representantes na Libertadores.
Apenas os três primeiros colocados acumulam renda líquida superior a R$ 30 milhões
Leia a notícia completaEm 2006, os paulistas voltaram a colocar quatro clubes na Libertadores. O São Paulo ficou com uma vaga por ter ganho o torneio de 2005. Palmeiras e Corinthians entraram através do Brasileirão, enquanto o Paulista deu as caras na Libertadores por causa do título da Copa do Brasil.
Além de Santos, São Paulo, Ponte Preta e Palmeiras, Internacional e Sport também brigam por uma vaga na Libertadores através do G4. Se o campeão da Copa do Brasil - Santos ou Palmeiras - terminar a Série A entre os quatro melhores colocados, o clube que ficar em 5º lugar no Nacional, garantirá o direito de disputar o torneio sul-americano.
De acordo com o regulamento do Brasileirão, o campeão, o vice e o 3º colocado terão vagas na fase de grupos da Libertadores, assim como o vencedor da Copa do Brasil. Já o clube que pegar a última vaga através da Série A, terá que disputar a Primeira Fase.
Confira os anos em que os paulistas tiveram três ou mais clubes na Libertadores:2004
São Paulo, Santos e São Caetano
2005
São Paulo, Palmeiras, Santos e Santo André
2006
São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Paulista
2013
São Paulo, Palmeiras e Corinthians