São Paulo - San Lorenzo e River Plate voltarão a se enfrentar, nesta quarta-feira, às 22 horas, em Buenos Aires, pela Recopa Sul-americana. No jogo de ida, o River venceu, em casa, por 1 a 0. E se depender do retrospecto da competição, o título ficará nas mãos dos Millonarios.
Desde que a Recopa adotou a fórmula com jogos de ida e volta, em 2005, apenas duas vezes o vencedor da primeira partida não ficou com o título. Em 2007, o Internacional perdeu para o Pachuca, no México, por 2 a 1. Mas os colorados invocaram o espírito da Libertadores e golearam no duelo de volta, por 4 a 0, para abocanharem o título da Recopa. Quatro anos depois, o Inter voltou a ter que correr atrás do resultado.O clube gaúcho perdeu para o Independiente, na Argentina, por 2 a 1. Na decisão, em Porto Alegre, o Colorado, porém, bateu os hermanos, por 3 a 1, e ficou com mais um título da Recopa Sul-americana. Em 2012, Universidad de Chile e Santos empataram sem gols a primeira partida. O Peixe acabou com o título ao vencer, em casa, por 2 a 0.
Em todas as outras oportunidades, de 2005 para cá, o vencedor do jogo de ida abocanhou o título do torneio sul-americano. Tudo começou com o Boca Juniors em 2005 e 2006. O clube argentino ainda ficaria com o título em 2008. A LDU, do Equador, conquistou o torneio em 2009 e 2010. Por fim, o Corinthians despachou o São Paulo, em 2013, e o Atlético Mineiro bateu o Lanús no ano passado.
História!
Clube nordestino ainda não pontuou, não marcou gols e levou seis tentos em duas rodadas
Leia a notícia completaA CONMEBOL indicou o Botafogo - campeão da Copa CONMEBOL - para enfrentar o Tricolor paulista que seria campeão da Recopa. O torneio ficou sem ser disputado entre 1999 e 2002. Com a criação da Copa Sul-americana, a Recopa voltou com tudo em 2003.
Desde a criação da Copa Sul-americana, em 2002, houve 12 confrontos entre os campeões da América do Sul. Os vencedores da Libertadores conquistaram oito vezes a Recopa, contra quatro dos campeões da Copa Sul-americana. A vantagem da Libertadores também é vista se for levado em conta todos os duelos da Recopa.
Entre 1989 e 1998, a CONMEBOL tinha a Supercopa. Juntando os campeões da Supercopa e da Copa Sul-americana são 22 edições da Recopa, com 15 vitórias dos campeões da Libertadores e sete dos outros dois torneios.