São Paulo - A edição 2015 da Série D do Campeonato Brasileiro está apenas no começo e se prepara para a 5ª rodada, mas ainda assim, dois clubes já foram punidos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportivo (STJD) com a perda de pontos. A atual temporada poderá ser a segunda seguida a ter clubes eliminados com pontuação negativa.
O Náutico, com inacreditáveis 17 jogadores irregulares, foi punido com a perda de quatro pontos - um pelo empate, por 1 a 1, com o Nacional e três de acordo com o artigo 214 do CBJD. Com a punição, o clube roraimense amarga a lanterna do Grupo A1 com pontuação negativa de três pontos. O Náutico ainda realizará mais cinco jogos na competição.A dupla tem a missão de não repetir o desastre do Villa Nova. Na última temporada, o clube mineiro foi punido com a perda de 14 pontos por ter escalado - de forma irregular - o atacante Tiago Azulão. O Villa Nova foi eliminado ainda na Primeira Fase da Série D com pontuação negativa de nove pontos.
Em 2015, Santos e Corinthians agitarão São Paulo e Flamengo e Vasco farão tremer o Rio de Janeiro
Leia a notícia completaHistórico!
A Série D tem um histórico de punições aos clubes. Apenas a temporada 2011 passou incólume. Em 2009, ano da criação da última divisão nacional, o Araguaína perdeu seis pontos por escalação irregular de jogador. O América-AM foi punido na mesma situação. Para piorar, o clube amazonense perdeu o acesso que havia conquistado dentro de campo.
Em 2012, mais um clube punido por causa de jogador irregular. O Santos teve três pontos debitados na sua campanha. O Paragominas, por sua vez, perdeu seis pontos em 2013. Já no ano passado, além do Villa Nova, o Ríver foi punido com a perda de quatro pontos.