Pernambuco - A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) acabou com a divisão de clubes nesta temporada e juntou os chamados grandes e pequenos. Resultado: os torcedores compraram a ideia e ajudaram a melhorar a média de público do Estadual. Enquanto isso, o Náutico foi o grande vencedor da edição 2018. O Timbu ganhou tudo em campo e também nas arquibancadas.
O Campeonato Pernambucano terminou com média de 2.707 pagantes, segundo levantamento do Sr. Goool, e público total de 173.233 apaixonados. No ano passado, com os grandes entrando apenas na fase final, a competição não passou de 1.656 testemunhas. O público total chegou a 142.436 espectadores. O grande destaque na atual temporada foi o Náutico.O Alvirrubro, para se ter uma ideia, garantiu os três maiores públicos da edição 2018. O melhor foi visto na final contra o Central. A Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, contou com a presença de 37.043 fanáticos. Com tanto incentivo, não causa surpresa a liderança do Timbu no ranking de público. Em oito partidas como mandante, o Náutico ostentou média de 9.428 fãs e total de 75.425 torcedores.
A vantagem do Náutico para seus principais rivais foi grande. O Sport, que defendia o título, até terminou na vice-liderança do ranking, mas com apenas 4.998 torcedores. Pior fez o Santa Cruz que amargou o 4º lugar com 2.292 testemunhas. O Santinha ficou atrás do vice-campeão Central (3.420). Dos 11 clubes do Pernambucano, só cinco romperam a barreira dos mil pagantes.
Campeão Goiás até garantiu o maior público de 2018, mas obteve média modesta no Estadual
Leia a notícia completaEnquanto isso, o Campeonato Pernambucano registrou 64 jogos com 29 vitórias dos mandantes, apenas nove triunfos dos visitantes e nada menos do 26 empates. Foram 145 gols, sendo 94 dos donos da casa e 51 dos visitantes. Média de 2,27 tentos por partida. O empate, por 1 a 1, foi o resultado mais visto na competição - 14 vezes. Pesqueira e Belo Jardim foram rebaixados. O Sport, por outro lado, acabou no 3º lugar ao superar o Salgueiro.