Pernambuco - Rio de Janeiro e São Paulo, historicamente, são os Estados com o maior sucesso do futebol brasileiro. Mas nos últimos anos, outras localidades começaram a marcar presença nacionalmente. Vide Santa Catarina que colocou quatro clubes na elite do Brasileirão. E ainda tem Minas Gerais com dois títulos da Série A, um da Copa do Brasil e outro da Libertadores. Mas neste início de 2015, Pernambuco é que dá o ar da graça. Sim! Tudo está apenas no começo, mas ainda assim vale registrar a boa largada do Sport, líder do Brasileirão, do Náutico, líder da Série B, e do Salgueiro, no G4 da Série C.
Antes do Leão, só dois clubes fora do Sul e do Sudeste já haviam liderado a elite nacional
Leia a notícia completaO Sport ostenta aproveitamento de 77,8%. São duas vitórias em casa e um empate fora, além de sete gols a favor (melhor ataque) e três contra. Sem falar que o Rubro-negro ainda está na Terceira Fase da Copa do Brasil. O mesmo acontece com o Náutico. O Timbu espantou todas as desconfianças com a eliminação precoce no Estadual e, por enquanto, tem dado a volta por cima.
O Náutico é o único clube com aproveitamento de 100% nas Séries A e B. O clube nordestino superou Luverdense e Criciúma, em casa, e despachou o Boa Esporte, fora. São quatro gols a favor e nenhum contra (melhor defesa). Na Série B há ainda o campeão pernambucano Santa Cruz, mas o Tricolor não começou nada bem e ocupa a modesta 14ª posição com três pontos, mesmo número da zona de rebaixamento.
Da Série B para a Série C. Vice-campeão estadual, o Salgueiro representa Pernambuco no terceiro escalão nacional. Após as duas primeiras rodadas, o Carcará está na zona de classificação com quatro pontos, dois a menos do que o líder do Grupo A, Fortaleza. Após vencer o Botafogo, por 2 a 1, na estreia e empatar sem gols com o Águia, o Salgueiro enfrentará o lanterna Icasa pela 3ª rodada.
O Náutico, por sua vez, tentará manter a campanha perfeita, fora de casa, contra o Sampaio Corrêa. Já o Sport vai encarar o Santos, na Vila Belmiro. Tudo ainda está muito no começo. As Séries A e B terão 38 rodadas. A Série C, antes do mata-mata, será palco de 18 rodadas. Nem céu e nem inferno. Apenas clubes pernambucanos querendo mostrar que há espaço no futebol brasileiro para mais um Estado.