Pará - A edição inaugural da Série A2 do Campeonato Brasileiro de futebol feminino já tem dono. O Pinheirense fez história mesmo com a derrota, por 1 a 0, para a Portuguesa, nesta quarta-feira, no Estádio da Curuzu, em Belém. As paraenses haviam vencido o jogo de ida, por 2 a 1, em São Paulo, e por ter feito mais tentos na casa da rival, ficaram com o título. As meninas do General da Vila também terão seus nomes eternamente gravados no futebol paraense e nortista. Afinal, o Pinheirense dá uma diversificada à categoria que acumula campeões do Sudeste, principalmente, de São Paulo.
Houve apenas três exceções antes do Pinheirense. O MS/Saad, do Mato Grosso do Sul, foi o primeiro campeão da Copa do Brasil em 2007. Quatro anos depois, as paranaenses do Foz Cataratas conquistaram o mesmo torneio. O Kindermann, de Santa Catarina, também ganhou a Copa do Brasil em 2015. A regra, no entanto, tem o Sudeste como grande vencedor.Santos (2), São José (2), Duque de Caxias (1), Ferroviária (1) e Corinthians (1) faturaram a Copa BR. As Sereias da Vila, aliás, são as atuais campeãs do Brasileirão Feminino. O Santos ainda tem dois títulos da Libertadores, um a menos do que o São José e um a mais do que a Ferroviária - todos paulistas. No Brasileirão Feminino, Centro Olímpico, Ferroviária e Rio Preto fizeram a festa para São Paulo, enquanto o Flamengo festejou para o Rio de Janeiro.
O Pinheirense acabou até mesmo com a seca paraense no masculino. O último título do estado nas divisões do Brasileirão havia sido em 2009, quando o São Raimundo conquistou a edição inicial da Série D. Quatro anos antes, o Remo levou o troféu da Série C. Já o Paysandu, o outro grande do estado, venceu a Série B em 2001.
Dez clubes cobram mais de R$ 30 e as 12 primeiras colocações do ranking são da Série A
Leia a notícia completaO Pinheirense, assim como a Portuguesa, já tinha conquistado o acesso à Série A1 do Brasileirão Feminino. A dupla pegará as vagas dos rebaixados Grêmio e Vitória. A primeira edição do Brasileirão Feminino Série A2 registrou 62 jogos com 35 vitórias dos mandantes, 18 triunfos dos visitantes e apenas nove empates. Aconteceram 198 gols, sendo 127 dos donos da casa e 71 dos visitantes. Média alta de 3,19 tentos por partida. A vitória dos mandantes, por 1 a 0, foi o resultado mais repetido - seis vezes.