São Paulo - O Playoff final da UEFA Europa League 2014/2015, assim como a UEFA Champions League, começou com menos gols do que a temporada passada. Na última quarta e quinta-feira foram marcados 74 gols, sendo 40 dos mandantes e 34 dos visitantes, em 31 jogos. Média de 2,39 tentos por partida. O Sr. Goool acompanhará o torneio europeu com matérias, tabela completa, estatísticas e simulador a partir da fase de grupos.
Na temporada 2013/2014, o Playoff final da UEFA Europa League começou com 86 gols, 12 gols a mais do que a atual edição do torneio europeu. Na oportunidade, foram 43 gols dos donos da casa e 43 tentos dos visitantes. A média foi de 2,87 gols por confronto.O melhor desempenho ofensivo na temporada 2014/2015 foi do grego Panathinaikos que meteu 4 a 1 no Midtjylland, da Dinamarca, em casa. Mas outras duas partidas também tiveram cinco gols. O Partizan, por exemplo, fez o dever de casa na Sérvia e passou pelo Neftçi, do Azerbaijão, por 3 a 2. Pelo mesmo placar, mas fora de casa, o alemão Borussia Mönchengladbach passou pelo Sarajevo, da Bósnia-Herzegovina.
Cariocas e mineiros ainda conquistaram dois acessos cada e os mato-grossenses um
Leia a notícia completaCampeões!
Valencia, Liverpool, Internazionale, Juventus, Barcelona e Sevilla - atual campeão -, com três títulos cada, são os maiores vencedores da UEFA Europa League. Atlético de Madrid, Porto, Feyenoord, Parma, IFK Göteborg, Real Madrid, Tottenham, Borussia Mönchengladbach e Leeds United aparecem logo atrás com duas conquistdas cada.
A lista com uma taça contempla Shakhtar Donetsk, Zenit, CSKA, Galatasaray, Schalke 04, Bayern de Munique, Ajax, Napoli, Bayer Leverkusen, Anderlecht, Ipswich, Eintracht, PSV, Arsenal, Newcastle, Dínamo Zagreb, Ferencváros, Zaragoza, Roma e Chelsea.
Os títulos por países tem a Espanha na frente com 14 conquistas, contra 11 da Inglaterra e dez da Itália. A Alemanha soma seis taças, enquanto a Holanda aparece com quatro. Portugal, Rússia e Suécia têm dois títulos cada. Com uma conquista há Ucrânia, Turquia, Bélgica, Iugoslávia e Hungria.