Rio Grande do Sul - A Libertadores terá um clube brasileiro em sua final pela 13ª vez no século XXI. Na atual temporada, há quatro representantes do país nas quartas de final, todos do mesmo lado da chave. O Grêmio pegou a última vaga ao superar o Libertad e enfrentará o Palmeiras, algoz do Godoy Cruz. O Flamengo, que bateu o Emelec nos pênaltis, medirá forças ante o Internacional, algoz do uruguaio Nacional.
Em 18 temporadas desde 2001, já contando a de 2019, os brasileiros colocaram, ao menos, um clube na final da Libertadores em 13 oportunidades. Ao todo, foram 15 clubes, uma vez que os anos de 2005 e 2006 houve final verde e amarela. O São Paulo venceu o Athletico Paranaense há 14 anos, enquanto o Internacional foi campeão em cima do próprio São Paulo em 2006.
O Imortal, de novo em comparação aos quatro clubes brasileiros que seguem na briga, é o recordista de presenças nas quartas de final desde 2001 com sete classificações. Internacional e Palmeiras têm quatro presenças na atual etapa, enquanto o Flamengo disputará as quartas pela segunda vez neste século.
Campeões!Grêmio pegou a última vaga e se juntou a Palmeiras, Flamengo e Internacional
Leia a notícia completaPeñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG e River Plate-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e Grêmio, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro e Atlético Nacional. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.
.