Rio Grande do Sul - Não será em 2014 que o Rio Grande do Sul encerrará o jejum na Série B do Campeonato Brasileiro. Os gaúchos não contam com representante no segundo escalão nacional desde 2009. No último domingo, o Caxias foi novamente derrotado pelo Luverdense (2 a 0) e ficou sem o acesso na Série C.
Luverdense, ao lado de Caxias e Águia, disputou todas as edições da Série C de 2009 para cá
Leia a notícia completaDe lá para cá nenhum clube do Rio Grande do Sul colocou os pés na Série B. Mas não foi por falta de tentativa. O Caxias, por exemplo, é o recordista de participações na Série C. O clube do interior esteve em todas as edições da competição de 2009 para cá, assim como Águia e o algoz Luverdense.
Pela Série B, a última participação do Caxias é de 2005, mesmo ano em que o Grêmio esteve por lá. Mas se o Tricolor gaúcho subiu para a Série A, o Caxias amargou a lanterna e acabou rebaixado. Em 21 partidas, o clube grená somou só 16 pontos.
Os clubes do Rio Grande do Sul, aliás, não sabem disputar a Série B. Até hoje, apenas Juventude (1994) e Grêmio (2005) conquistaram o título da segunda divisão para o Estado.