São Paulo - Se depender da última estreia na Série A do Campeonato Brasileiro, Chapecoense, Figueirense, Palmeiras e Sport começarão a Edição 2014 do Nacional com o pé direito. Todos os quatro clubes não sofreram derrota na última vez em que estiveram na principal divisão do Brasileirão. A atual temporada terá início no próximo sábado.
Entre os quatro clubes, a Chapecoense amargava o maior jejum. O clube catarinense havia disputado a Série A em 1979, quando empatou sem gols diante da Desportiva, no Espírito Santo. Desta vez, o desafio inicial será contra o Coritiba, no sábado, às 21 horas, na Arena Condá, em Chapecó.Já os outros três clubes estiveram no Brasileirão pela última vez em 2012. O Figueirense, naquela oportunidade, bateu o Náutico, por 2 a 1, diante da sua torcida. Agora, a estreia do Figueira - atual campeão estadual - será diante do Fluminense, no Rio de Janeiro, no próximo sábado, às 18h30.
A estreia do Palmeiras, por sua vez, acontecerá no domingo, às 18h30, contra o Criciúma, fora de casa. Em 2012, o Verdão empatou, por 1 a 1, com a Portuguesa, em casa. Mesmo resultado do Sport contra o Flamengo, em Recife. O primeiro adversário do Leão da Ilha em 2014 será o Santos, na Vila Belmiro, no domingo, às 18h30.
Regulamento:
Os 20 clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta no sistema de pontos corridos. O clube que somar o maior número de pontos será declarado campeão. Por outro lado, os últimos quatro colocados serão rebaixados à Série B.
LIBERTADORES:
Se clubes brasileiros vencerem a Libertadores e a Copa Sul-americana, os campeões da Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão, além do vice da Série A entrarão direto na fase de grupos. O terceiro colocado do Brasileirão e o vencedor da Sul-americana, por sua vez, terão que disputar a primeira fase da Libertadores.
Entre os oito clubes nesta situação, apenas o Luverdense vai debutar no segundo escalão nacionalRelembre a estreia na última Série B dos clubes que subiram da Série C ou caíram da Série A
No terceiro cenário, se um clube brasileiro vencer a Copa Sul-americana, os campeões da Copa do Brasil e do Brasileirão, além do segundo e do terceiro colocados da Série A, entrarão direto na fase de grupos. O campeão da Sul-americana terá que disputar a primeira fase da Libertadores.
Por fim, se nenhum clube brasileiro vencer a Libertadores e a Copa Sul-americana, os campeões da Copa do Brasil e do Brasileirão, além do segundo e do terceiro colocados da Série A, entrarão na fase de grupos. O quarto colocado na Série A disputará a primeira fase da Libertadores.
Confira a última estreia dos clubes que subiram para a Série A:
Chapecoense (1979)
Desportiva-ES 0 x 0 Chapecoense
Figueirense (2012)
Figueirense 2 x 1 Náutico
Palmeiras (2012)
Palmeiras 1 x 1 Portuguesa
Sport (2012)
Sport 1 x 1 Flamengo