Pará - Paysandu e Remo começarão a disputar o título da Taça Cidade de Belém, equivalente ao 1º Turno do Campeonato Paraense, neste domingo, às 16 horas, no Mangueirão. O duelo de volta será na próxima semana no mesmo local. Se depender do retrospecto nas últimas decisões entre os rivais paraenses, o Papão levará a melhor contra o Leão.
De acordo com o levantamento do Sr. Goool, o Remo não vence o Paysandu em uma final desde a decisão da Taça Estado do Pará de 2008. Naquela oportunidade, a final foi disputada em apenas uma partida e o Leão levou a melhor (3 a 2). Na decisão do Estadual, o Remo derrotou o Águia - campeão do 1º Turno - e ficou com o título definitivo.Mas a seca do Remo em relação a ser campeão estadual em cima do Paysandu é ainda maior. A última vez que o Leão deu a volta olímpica diante do maior rival foi em 2004. Campeão do turno, o Remo não precisou nem da final. Os rivais chegaram para a última rodada do 2º Turno com chances de título. Na "decisão", o Remo venceu, por 2 a 0, e ficou com o Campeonato Paraense.
Já na cabeça dos torcedores do Paysandu, ainda está fresca a conquista da Taça Cidade de Belém de 2013. O Papão empatou o primeiro jogo (1 a 1) e ficou com o título ao triunfar na volta (2 a 1). Enquanto isso, o último título estadual do Paysandu em cima do Remo aconteceu em 2005, quando o Bicolor venceu os dois turnos diante do rival e conquistou o Campeonato Paraense.
Ao longo das 101 edições do Campeonato Paraense, o Paysandu foi campeão 28 vezes em cima do Remo, a mesma quantidade do Leão sobre o Papão. Atual campeão, o Paysandu ostenta 45 títulos, três a mais do que o rival Remo.
Regulamento:
Dupla está na elite, mas seguiram e ainda seguem caminhos totalmente diferentes
Leia a notícia completaO segundo turno (Taça Estado do Pará) terá os jogos de volta. Os quatro melhores colocados se classificarão para as semifinais. Esta fase e a final serão definidas no mata-mata em jogos de ida e volta. Em caso de empate, o clube com melhor saldo de gols passará para a final. Se persistir a igualdade, o time de melhor campanha na Taça Cidade de Belém será finalista.
Se o mesmo clube vencer os dois turnos, será declarado campeão estadual. Caso contrário, os vencedores se enfrentarão em jogos de ida e volta (Taça Açaí). Nesta final, em caso de empate, o clube com melhor saldo de gols será o campeão. Se persistir a igualdade, a decisão será nos pênaltis.