Rio Grande do Sul - O Rio Grande do Sul conta com dois clubes na Série A (Grêmio e Internacional), nenhum na Série B e apenas o Caxias na Série C do Campeonato Brasileiro. Mas o Estado é uma grande decepção no terceiro escalão do futebol nacional. O Rio Grande do Sul, ao lado de São Paulo, é o recordista de descensos na Série C.
De 2009 para cá, o Estado do Sul não só não conseguiu subir nenhum clube, como já amargou dois rebaixamentos. No segundo ano da Série C com 20 clubes, o Juventude não suportou a pressão e acabou rebaixado, assim como o Brasil em 2011. No ano passado, pelo menos, o Caxias conseguiu se segurar na divisão.
Estado poderá ser o primeiro a colocar quatro clubes na Série B desde a temporada 2009
Leia a notícia completaOs Estados do Sergipe, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Tocantins, Paraíba, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina e Pernambuco tiveram um clube rebaixado cada. Entre todos os clubes destes Estados, apenas o Sampaio Corrêa está na Série C 2013.
Campeão da Série D no ano passado, o clube maranhense começou a competição com o pé direito ao enfiar 5 a 1 no Brasiliense - campeão estadual. O Sampaio Corrêa esteve na Série C em 2009, quando amargou o descenso.
Os clubes serão divididos em dois grupos. Na Primeira Fase, os clubes jogarão dentro dos próprios grupos em partidas de ida e volta. Os quatro melhores colocados de cada grupo se classificarão para as quartas-de-final. Enquanto isso, os dois piores clubes de cada grupo serão rebaixados à Série D. No mata-mata serão jogos de ida e volta. Os semifinalistas conquistarão o acesso à Série B. E os finalistas ainda brigarão pelo título da Série C.
Confira os clubes rebaixados da Série C:
2009
Marcílio Dias-SC, Confiança-SE, Mixto-MT e Sampaio Corrêa-MA
2010
São Raimundo-PA, Gama-DF, Juventude-RS e Alecrim-RN
2011
Araguaína-TO, Brasil-RS, Marília-SP e Campinense-PB
2012
Tupi-MG, Guarany-CE, Santo André-SP e Salgueiro-PE