Rio de Janeiro - O Flamengo conquistou seu 2º título na Libertadores após 38 anos e a 3ª conquista do Rio de Janeiro. Os cariocas igualaram Minas Gerais, mas seguem na lanterna, de acordo com o levantamento do Sr. Goool, em relação aos estados que garantiram o troféu para o Brasil no torneio mais importante da América do Sul.
Campeão em 1981, o Mengo voltou a faturar o título da Liberta, agora, em 2019. Além do Rubro-negro, o Vasco também já soltou o grito entalado na garganta em 1998. O Rio de Janeiro tem os mesmos três títulos de Minas Gerais que foi campeão com Cruzeiro (1976 e 1997) e Atlético Mineiro (2013).
Mengo campeão!
A atual conquista foi garantida com sete vitórias (cinco em casa, uma fora e uma em campo neutro), três empates como visitante e três derrotas (uma ao lado da torcida e duas fora), além de 24 gols a favor e dez tentos tomados. Aproveitamento de 61,5%. Líder no grupo que tinha LDU-EQU, Peñarol-URU e San José-BOL, o Flamengo passou por Emelec-EQU nas oitavas, Internacional nas quartas, Grêmio nas semis e River Plate na final.
Flamengo, Grêmio e Corinthians venceram os últimos três títulos ante os hermanos
Leia a notícia completaPeñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG e River Plate-ARG, com quatro, estão à frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e Grêmio, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, Atlético Nacional e Flamengo. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG e Racing Club-ARG.
Confira os títulos do Brasil na Libertadores separados por estados:
São Paulo (8)
São Paulo (3)
Santos (3)
Palmeiras (1)
Corinthians (1)
Rio Grande do Sul (5)
Grêmio (3)
Internacional (2)
Rio de Janeiro (3)
Flamengo (2)
Vasco (1)
Minas Gerais (3)
Cruzeiro (2)
Atlético Mineiro (1)