São Paulo - O River Plate, ao vencer o San Lorenzo, por 1 a 0, na última sexta-feira, no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, pela partida de ida da Recopa Sul-americana, ficou próximo de encerrar jejum de cinco anos do torneio. Desde o título da LDU, em 2010, o campeão da Copa Sul-americana não leva a Recopa, de acordo com o levantamento do Sr. Goool.
Naquela oportunidade, a Costa do Marfim conquistou seu primeiro e único título do torneio
Leia a notícia completaOs argentinos foram campeões da Recopa Sul-americana em cima do Once Caldas, da Colômbia, em 2005, e diante do São Paulo, em 2006. Nas duas oportunidades - assim como o rival River Plate na atual edição do torneio -, o Boca triunfou na partida de ida, perante sua torcida.
O primeiro campeão da Libertadores a também levar a Recopa - nesta nova fase -, porém, foi o Internacional que superou o Pachuca, em 2007. O Colorado ainda daria a volta olímpica em 2011 contra o Independiente. Duas vezes campeão através do título da Copa Sul-americana, o Boca Juniors também tem no currículo um título da Recopa após a conquista da Libertadores. Em 2008, a vítima foi o rival Arsenal.
A LDU também tem título após a conquista da Libertadores. Em 2009, os equatorianos bateram o Internacional. Já nas últimas três temporadas só deu Brasil. O Santos superou a Universidad de Chile, em 2012, o Corinthians venceu o clássico contra o São Paulo, em 2013, e o Atlético Mineiro bateu o hermano Lanús, em 2014.
O duelo de volta entre San Lorenzo, atual campeão da Libertadores, e River Plate, vencedor da Copa Sul-americana, será na próxima quarta-feira, às 22 horas (horário de Brasília), no Estádio Pedro Bidegain, em Buenos Aires. Na Recopa, o gol fora de casa não tem validade. O San Lorenzo precisa de um triunfo simples para levar a decisão para a prorrogação. Se vencer por dois ou mais gols de diferença, o campeão da Libertadores também ficará com o título da Recopa.