Pernambuco - O Salgueiro foi o primeiro clube, na história da Série D do Campeonato Brasileiro, a conquistar o acesso um ano após a queda na Série C. O Tupi poderá igualar o rival pernambucano. O clube de Minas Gerais disputará a última vaga do acesso contra o Mixto. Já Guarany e Santo André, os outros dois clubes rebaixados em 2012, ficaram pelo caminho.
Na elite, por exemplo, apenas nove clubes ostentam média superior ao desempenho geral da Edição 2013
Leia a notícia completaAntes do Salgueiro, todos os clubes degolados na Série C tiveram dificuldades na disputa da Série D do ano seguinte. Em 2009, por exemplo, Sampaio Corrêa, Mixto, Confiança e Marcílio Dias foram rebaixados para a última divisão nacional. Mas no ano seguinte, o quarteto naufragou.
O clube maranhense ficou no melhor posto, nono lugar, porém não subiu de divisão. O Mixto terminou a Série D 2010 em 11º, enquanto o Confiança apareceu na modesta 27ª posição. A pior colocação foi do Marcílio Dias, em 36º lugar.
A "zica" se repetiu com os clubes rebaixados na Série C de 2010. O Juventude bem que tentou, mas só conseguiu o nono lugar. São Raimundo (27º), Alecrim (29º) e Gama (30º) terminaram um do lado do outro na Série D em 2011. O melhor desempenho tinha sido do Campinense no ano passado.
Rebaixado em 2011, o Campinense conseguiu o sétimo lugar, quando foi eliminado nas quartas-de-final pelo Baraúnas. O Araguaína, por sua vez, amargou a última colocação - pior desempenho entre todos os rebaixados da Série C. Ainda no ano passado, o Brasil acabou em 25º lugar, enquanto o Marília foi visto na 31ª colocação.
De volta ao ano atual, o Salgueiro - após o acesso - enfrentará o Botafogo por uma vaga na final. O primeiro duelo será neste domingo, às 16 horas, no Estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro.