Maranhão - O Sampaio Corrêa é o primeiro clube a conquistar o acesso na Série C do campeonato Brasileiro. Neste sábado, o clube maranhense empatou, por 1 a 1, com o Macaé, no Estádio castelão, em São Luís, e como havia vencido o primeiro jogo das quartas-de-final, por 5 a 3, conseguiu subir para a Série B.
Dos 29 clubes que já conquistaram o acesso de 2006 para cá, apenas cinco fizeram dobradinha
Leia a notícia completaAntes do mata-mata, o Sampaio Corrêa se classificou com a 4ª melhor campanha da Primeira Fase no Grupo A. O Tubarão abocanhou nove vitórias (sete em casa e duas fora), seis empates (dois como mandante e quatro como visitante) e ainda sofreu cinco derrotas (uma em casa e quatro fora).
Nas quartas-de-final, o Sampaio venceu o Macaé, em casa, por 5 a 3, e depois empatou, por 1 a 1, no Moacyrzão. Agora, o Sampaio pegará o classificado entre Treze e Vila Nova nas semifinais. No primeiro encontro entre paraibanos e goianos, o Treze venceu, em casa, por 1 a 0.
Dobradinha!
Em 2011, o Oeste garantiu presença na Série D ao conquistar o Título do Interior no Campeonato Paulista. O clube rubro-negro não decepcionou a cidade de Itápolis e, com a quarta melhor campanha da competição, obteve o acesso à Série C. O desempenho no terceiro escalão do futebol nacional foi ainda melhor.
O Rubro-negro paulista não precisou de adaptação na Série C. Ao se classificar para as quartas-de-final, o Oeste surpreendeu o Fortaleza e alcançou o acesso. O clube de Itápolis ainda passou pela Chapecoense, nas semifinais, e pelo Icasa, na decisão, para garantir o inédito título nacional.
Lembra?!
A façanha do América Mineiro, porém, é mais significativa. Os pulos do Coelho chegaram à elite do Brasileirão. O América saiu da Série C para a Série B em 2009. No ano seguinte, o clube voltou a subir de divisão e passou a disputar a Série A. Já a trajetória do Joinville é parecida com a do Oeste. O JEC obteve o acesso na Série D em 2010. No ano seguinte, o clube catarinense subiu para a Série B com direito a título no terceiro escalão da bola.
Icasa e Chapecoense - clubes da Série B - também sonham com o segundo acesso seguido. A dupla subiu da Série C no ano passado.