Maranhão - O Sampaio Corrêa disputa competições de futebol, mas adora brincar de gangorra. Tanto é que verdade que o clube nordestino voltou a ser rebaixado na Série B do Campeonato Brasileiro. A Bolívia Querida, antes mesmo de entrar em campo, neste sábado, ante o São Bento no Estádio Castelão, em São Luís, pela 36ª rodada, teve a queda confirmada com o empate do CRB contra o Criciúma (3 a 3). Os alagoanos chegaram 42 pontos e, o Sampaio - com 32 - só poderá ir a 41. Os tricolores voltam à Série C um ano após o acesso. Sem falar que, em 2016, o Sampaio estava no mesmo segundo escalão. Ou seja, os nordestinos caíram em 2016, subiram em 2017 e, em 2018, foram novamente rebaixados.
Com a segunda queda nos pontos corridos da Série B, o Sampaio Corrêa entrou para a ingrata lista de clubes com mais de um descenso desde 2006. A primeira degola foi em 2016. Interessante notar que Boa Esporte e Juventude, os primeiros rebaixados na edição 2018, também estão entre aqueles que têm dois rebaixamentos. Além dos maranhenses, Juventude, Boa Esporte, Santa Cruz, Paysandu, Guarani, CRB, Ipatinga, América de Natal e Icasa também caíram duas vezes cada. Já ABC e Vila Nova são os recordistas no quesito com três quedas cada desde 2006. Ao todo 37 clubes já foram rebaixados desde 2006.Luverdense, Náutico, São Raimundo, Paulista, Santa Cruz, Remo, Ituano, Marília, Criciúma, Gama, Fortaleza, Campinense, Brasiliense, Santo André, Salgueiro, Duque de Caxias, Grêmio Barueri, Guaratinguetá, São Caetano, ASA, Portuguesa, Macaé, Boa Esporte, Mogi Mirim, Joinville, Tupi e Bragantino são os clubes com um descenso cada.
Em relação aos estados, 16 acumulam, ao menos, um degolado na Série B de pontos corridos. São Paulo lidera com 12 quedas, ante cinco de Minas Gerais e Rio Grande do Norte. Pernambuco soma quatro, um a mais do que Pará, Goiás, Alagoas e Ceará. Enquanto isso, Santa Catarina, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Maranhão têm dois descensos cada. Já Amazonas, Paraíba e Mato Grosso desceram uma vez cada à Série C.
Clube de Caxias do Sul tem o menor número de vitórias, o ataque mais improdutivo e as piores campanhas em casa e do returno
Leia a notícia completaO clube maranhense cumprirá tabela no próximo sábado, 17 de novembro, contra o lanterna e também rebaixado Boa Esporte, às 17 horas, no mesmo Estádio Castelão, pela 37ª e penúltima rodada da Série B.
Confira os clubes rebaixados na Série B de pontos corridos:
2006
Paysandu-PA, Guarani-SP, São Raimundo-AM e Vila Nova-GO
2007
Paulista-SP, Santa Cruz-PE, Remo-PA e Ituano-SP
2008
Marília-SP, Criciúma-SC, Gama-DF e CRB-AL
2009
Juventude-RS, Fortaleza-CE, Campinense-PB e ABC-RN
2010
Brasiliense-DF, Santo André-SP, Ipatinga-MG e América de Natal-RN
2011
Icasa-CE, Vila Nova-GO, Salgueiro-PE e Duque de Caxias-RJ
2012
CRB-AL, Guarani-SP, Ipatinga-MG e Grêmio Barueri-SP
2013
Guaratinguetá-SP, Paysandu-PA, São Caetano-SP e ASA-AL
2014
Portuguesa-SP, Vila Nova-GO, Icasa-CE e América de Natal-RN
2015
Macaé-RJ, ABC-RN, Boa Esporte-MG e Mogi Mirim-SP
2016
Joinville-SC, Tupi-MG, Bragantino-SP e Sampaio Corrêa-MA
2017
ABC-RN, Náutico-PE, Santa Cruz-PE e Luverdense-MT
2018
Boa Esporte-MG, Juventude-RS e Sampaio Corrêa-MA