São Paulo - É verdade que o San Lorenzo caiu no intitulado Grupo da Morte. Mas o clube argentino esteve irreconhecível na Libertadores 2015. Tudo fica ainda pior pelo simples fato de que o San Lorenzo defendia o título do torneio mais importante da América do Sul. Nesta quarta-feira, o representante argentino se despediu da Libertadores com derrota, em casa, e para o lanterna Danubio (1 a 0). Corinthians e São Paulo avançaram às oitavas de final no Grupo 2.
O San Lorenzo se despede da Libertadores, um ano após o inédito título, com duas vitórias, um empate e três derrotas, além de três gols a favor e quatro contra. Esta, porém, não é a primeira vez que o atual campeão é despachado já na Segunda Fase da Libertadores. De 2005 para cá, quando o torneio adotou o atual formato, Internacional e LDU também foram eliminados na fase de grupos.Dos 16 clubes classificados para o mata-mata, dez já deram a volta olímpica no torneio
Leia a notícia completaNo ano seguinte, o Estudiantes chegou às quartas de final. Corinthians e Atlético Mineiro após os inéditos títulos, respectivamente, de 2012 e 2013, foram eliminados nas oitavas de final. É verdade que nenhum clube conseguiu o bicampeonato de 2005 para cá. Mas nem sempre o campeão foi tão mal no outro ano. O São Paulo, por exemplo, venceu a Libertadores de 2005 e foi vice-campeão em 2006. Boca Juniors (2008) e Santos (2012) chegaram até as semifinais.
Campeões!
A Argentina, com 23 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.
Regulamento:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão. Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.
Confira o desempenho dos campeões da Libertadores no ano seguinte ao título:
2006
São Paulo (Vice-campeão)
2007
Internacional (Segunda Fase)
2008
Boca Juniors-ARG (Semifinal)
2009
LDU-EQU (Segunda Fase)
2010
Estudiantes-ARG (Quartas de final)
2011
Internacional (Oitavas de final)
2012
Santos (Semifinal)
2013
Corinthians (Oitavas de final)
2014
Atlético Mineiro (Oitavas de final)
2015
San Lorenzo-ARG (Segunda Fase)