Santa Catarina - O Estado de Santa Catarina, durante as nove primeiras rodadas, é o grande destaque da Série B do Campeonato Brasileiro. Se mantiverem o ritmo, os catarinenses poderão igualar o feito de São Paulo na temporada 2008. O Sr. Goool levou em conta apenas as edições de pontos corridos - de 2006 para cá.
Naquela oportunidade, os paulistas abocanharam três das quatro vagas do acesso. O Corinthians, dono da melhor clube da história da competição, garantiu o título. Santo André - vice-campeão - e Grêmio Barueri também subiram de divisão.
O Estado de São Paulo, em 2008, contava com sete clubes na Série B. O Marília acabou sendo rebaixado. Por conta desse ponto, o feito de Santa Catarina - se conquistado - deverá ser ainda mais comemorado. Em 2013, os catarinenses contam "apenas" com quatro representantes.
Três estão diretamente na briga pelo acesso. A Chapecoense lidera o segundo escalão da bola com 20 pontos. Joinville e Figueirense aparecem com 16 pontos, mas o JEC ocupa o G4 por causa do saldo de gols (9 a 5). O Figueira, porém, fará confronto direto com o Palmeiras e poderá terminar a rodada na zona de acesso.
Oito clubes, por outro lado, amargam dívidas no terceiro escalão do futebol brasileiro
Leia a notícia completaA única decepção de Santa Catarina, por enquanto, é o Avaí. O Leão já entrou em campo nesta rodada e foi derrotado pelo Sport (2 a 0). O Avaí amarga a 15ª colocação com apenas nove pontos, dois a mais do que a zona de rebaixamento.
Quase...
O Estado de Pernambuco, em duas oportunidades, esteve próximo de igualar a façanha paulista. Em 2006, Sport e Náutico conquistaram o acesso, assim como em 2011. Nesse ano, Portuguesa e Ponte Preta, por São Paulo, também subiram de divisão.
Em 2006, Pernambuco não tinha outro clube na Série B. Ou seja, obteve aproveitamento de 100%. Cinco ano depois, porém, o Salgueiro foi rebaixado. Já São Paulo contava com sete clubes.
Em relação a títulos, o Estado de São Paulo, com nove conquistas, lidera o quesito. O Estado do Paraná soma seis títulos, contra quatro de Minas Gerais e três do Pará. Distrito Federal, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul têm dois cada. Já Maranhão e Santa Catarina somam uma conquista cada.