São Paulo - O Santa Fe provou, mais uma vez nesta quarta-feira, que é um desbravador nato do futebol colombiano. O Expresso Vermelho, como o clube é conhecido por seus torcedores, se tornou o primeiro campeão da Colômbia na Copa Sul-americana. O Santa Fe deu a volta olímpica ao superar o Huracán, no El Campín, em Bogotá, apenas nos pênaltis (3 a 1). No tempo normal e na prorrogação, os rivais empataram sem gols. No primeiro duelo, em Buenos Aires, os rivais já haviam empatado por 0 a 0. Com o título, Santa Fe disputará, em 2016, a Libertadores, a Recopa Sul-americana, diante do River Plate, a Copa Suruga e a própria Sul-americana.
Time do técnico Tite igualou a façanha do Cruzeiro na conquista do título de 2014
Leia a notícia completaOs argentinos, aliás, perderam a chance de obter o terceiro título seguido no torneio. Mesmo assim, a Argentina lidera com sete conquistas, enquanto o Brasil tem dois. Chile, Equador, México, Peru e, agora, Colômbia somam uma volta olímpica cada.
O Santa Fe foi campeão da Copa Sul-americana com quatro vitórias (duas em casa e duas fora), seis empates (três como mandante e três como visitante) e apenas duas derrotas (uma diante da torcida e outra fora), além de dez gols a favor e cinco contra. Ao longo da caminhada, o Santa Fe passou por Liga de Loja-EQU, Nacional-URU, Emelec-EQU, Independiente-ARG, Sportivo Luqueño-PAR e Huracán-ARG.