Amapá - A edição 2017 do Campeonato Amapaense será aberta em 24 de junho, mas o atual tetracampeão Santos estreará só cinco dias depois contra o Ypiranga no Estádio do Zerão, em Macapá. O Peixe da Amazônia, aliás, tentará algo que poucos clubes do Brasileirão da Série A conseguiram nos Estaduais. O Santos buscará seu primeiro pentacampeonato.
O Santos é o segundo maior vencedor da era profissional no Amapá com cinco conquistas, sendo quatro seguidas nos últimos anos. Entre os 20 clubes da elite nacional, apenas seis já faturaram cinco ou mais conquistas sequencias. Bahia e Grêmio, por exemplo, são heptacampeões no Baianão e Gauchão, respectivamente.Os rivais, contudo, prometem vender caro o Estadual deste ano. O Ypiranga, primeiro rival do Santos, tentará acabar com o jejum que vem desde 2004. A seca do Macapá, maior campeão do estado desde o início, não solta o grito entalado na garganta desde 1991. O Macapá desafiará o Santana que não fatura título desde 1985. Já a abertura do Estadual será entre Independente, sem taça desde 2001, e São Paulo - atrás da primeira conquista. O Trem, campeão pela última vez em 2011, folgará na rodada inaugural.
Regulamento:
Dos 20 clubes da Série A, apenas quatro têm desempenho superior a 70% na temporada
Leia a notícia completaAs semifinais e a final serão disputadas em jogos de ida e volta. Na semifinal, os dois melhores colocados da Primeira Fase, além de decidir em casa, terão a vantagem de dois resultados iguais. Na final, em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
O campeão terá vagas na Copa Verde, Copa do Brasil e Série D 2018, enquanto o vice-campeão ficará com uma vaga na Série D.