Rio de Janeiro - Garantido nas Olimpíadas 2016 por ser país-sede e com presença assegurada nos Jogos Pan Americanos de Toronto 2015, o Brasil também abocanhou vaga na Copa do Mundo de futebol feminino em 2015. O objetivo foi conquistado com tranquilidade durante a Copa América da categoria. Nesta sexta-feira, as brasileiras golearam a rival Argentina, por 6 a 0, e se classificaram ao Mundial do Canadá com uma rodada de antecedência. Agora, as brasucas estão a um ponto do título da Copa América. (Confira o simulador da Copa América de futebol feminino!)
A Seleção que ficar em 3º lugar no Quadrangular, por sua vez, brigará com o 4º colocado da CONCACAF por um espaço no Mundial. Para esta vaga na repescagem, o Equador - lanterna da Copa América - também tem chances. As equatorianas enfrentarão a Argentina na rodada final, no domingo, às 12 horas (horário de Brasília).
Ao longo da Copa América - somando a Primeira Fase e o Quadrangular -, o Brasil obteve cinco vitórias e só uma derrota, além de 22 gols a favor - melhor ataque - e três contra. Se o Brasil garantir o título da Copa América, o país que ficar com o vice-campeonato terá vagas na Copa do Mundo e nas Olimpíadas. Agora, se a Seleção Brasileira não ficar com o título, as vagas serão da campeã.
Volta por cima?
De acordo com o levantamento do Sr. Goool, apenas 14 dos 41 clubes conseguiram ficar no azul
Leia a notícia completaNa última edição da Copa, em 2011, a Seleção Brasileira não passou das quartas de final, assim como em 2003. Em 1999, as meninas do Brasil ficaram com o 3º lugar. Já nas duas primeiras edições do torneio, 1991 e 1995, o Brasil fez feio e sequer passou da Primeira Fase.
A Copa do Mundo de futebol feminino já teve como campeãs os EUA (1991 e 1999), a Noruega (1995), a Alemanha (2003 e 2007) e o Japão (2011). O Mundial do Canadá será disputado entre 6 de junho e 5 de julho de 2015.